O quadro do pintor veneziano Giovanni Tiepolo, «A Deposição de Cristo no Túmulo», foi hoje arrematado em leilão pelo Estado português, por 1,5 milhões de euros, disse à agência Lusa fonte da leiloeira.
Em declarações à Agência Lusa, a relações públicas da leiloeira Leiria e Nascimento, Maria Lacerda, informou que o Estado português, que se fez representar por Fernando Mota Carneiro, do Instituto dos Museus e da Conservação, exerceu o seu «direito de preferência e comprou o quadro pelo preço base de licitação de 1,5 milhões de euros».
Maria Lacerda não soube confirmar a informação da edição digital do Expresso que sinaliza a obra como a mais cara de sempre a ser arrematada num leilão em Portugal mas confirmou que foi a obra a ser «vendida pelo valor mais elevado pela leiloeira».
O quadro, também designado por «Enterro do Senhor», é uma pintura a óleo sobre tela realizada em Espanha entre 1769 e 1770, por Giovanni Tiepolo.
A obra fez parte de uma colecção particular portuguesa que chegou a reunir cinco obras do mesmo autor, considerado «o mais importante pintor veneziano do século XVIII», como disse à Agência Lusa esta semana o responsável pelo departamento de pintura do Museu Nacional de Arte Antiga.
Objecto de protecção legal desde 1939, o quadro não podia sair do País e estava neste momento a decorrer um processo de requalificação para actualizar a classificação que o protegia desde a década de 30.
Fonte da notícia:
Diário DigitalEtiquetas: Governo Português, leilão, pintura, quadro, Tiepolo