Acordo de paz para o Médio Oriente
O presidente norte-americano, George W. Bush, anunciou hoje na abertura da conferência de Annapolis que israelitas e palestinianos concordaram em iniciar negociações formais em Dezembro para alcançar um acordo de paz antes do final de 2008.
As negociações, que começarão a 12 de Dezembro, destinam-se a criar «um Estado Palestiniano democrático que viva lado a lado com Israel em paz e segurança», afirmou Bush, que leu uma declaração conjunta israelo-palestiniana.
O acordo foi alcançado entre o primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, e o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, que se reuniram antes da abertura da conferência internacional sobre o Médio Oriente, organizada pelos Estados Unidos.
Na declaração conjunta, as duas partes comprometem-se a alcançar um acordo que contemple a criação de um Estado palestiniano e declaram-se determinados a acabar com o derramamento de sangue, após décadas de violência.
Ao abrir a conferência de Annapolis, perto de Washington, George W. Bush tinha a seu lado Ehud Olmert e Mahmud Abbas.
Participam na conferência representantes de cerca de 50 países e organizações internacionais, incluindo o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
A presidência portuguesa da União Europeia está representada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado.
Fonte da notícia:
Diário DigitalEtiquetas: Acordo de paz, Ehud Olmert, George W. Bush, Mahmud Abbas, Médio Oriente