Portuguese Prime-Minister and the Ibero-American Summit
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.
José Sócrates assinalou este sábado a importância política da XIX Cimeira Ibero-Americana por ser «a primeira» após a crise. Em seguida o primeiro-ministro defendeu que os Estado se devem empenhar na promoção da igualdade e das políticas públicas para a recuperação das suas economias, escreve a Lusa.
«Este é um momento político da maior importância, porque esta é a primeira cimeira depois da crise económica e este é momento para definirmos com clareza quais são os nossos propósitos e qual é a nossa agenda de resposta a essa crise», afirmou Sócrates, durante o encerramento do V Encontro Cívico Ibero-Americano, na Fundação Calouste Gulbenkian, que antecede a XIX Cimeira Ibero-Americana.
Cimeira: Amado espera impulso à comunidade Ibero-americana
«Esta cimeira julgo que é uma altura excelente para lançar tópicos fundamentais de uma agenda social», para que «os Estados possam dar oportunidades de realização a todos os seus cidadãos, para que possam contribuir para que os seus países melhorem a sua performance económica», acentuou Sócrates.
O primeiro-ministro disse ainda que esta crise «veio mostrar com uma evidência absoluta os limites do mercado e a necessidade de acentuar o papel social dos estados». «Para aqueles que sempre tiveram preconceitos com o Estado, o tempo que vivemos marca um novo tempo, a partir de agora todos compreendemos que o Estado deve ter um papel social da maior importância e esse papel deve ser sobretudo a procura e a promoção da Igualdade».
Na opinião de José Sócrates, a resposta à crise económica «faz-se no plano internacional de reforma das instituições» como o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial ou as Nações Unidas, mas também através de planos de recuperação económica «na qual os Estados têm um papel decisivo», através de «políticas públicas que promovam a Igualdade».
Fonte: IOL
Etiquetas: Cimeira, Cimeira Ibero-Americana, José Sócrates