Portuguese President and Planet Earth
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.
A humanidade deve ser humilde perante os mistérios do planeta Terra. É esta a mensagem que o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, deixa numa mensagem vídeo transmitida na sessão de abertura da última etapa do programa do Ano Internacional do Planeta Terra.
Portugal foi escolhido para receber o evento de encerramento do Ano Internacional do Planeta Terra devido ao sucesso da participação portuguesa.
Portugal faz sucesso a «tratar» o planeta Terra
A iniciativa reúne em Lisboa, durante três dias, especialistas de vários países, entre os quais o presidente da União Internacional das Ciências Geológicas, Alberto Riccardi, o director-geral para as Ciências Naturais da UNESCO, Walter Erdelen, e o presidente da Comissão Nacional da UNESCO, Fernando Guimarães.
«Não somos donos da Terra, somos apenas seus hóspedes transitórios», disse Cavaco Silva, na mensagem citada pela Lusa. «Aquilo que de bom ou de mau fizermos ao nosso planeta será aquilo que acabaremos por fazer a nós próprios e aos nossos descendentes», acrescentou.
O Chefe de Estado defendeu que «a Terra é toda uma lição de humildade para o homem» e considerou essencial «o aprofundamento da investigação sobre os fascinantes mistérios» do planeta. «Terra há só uma, e nada existe de mais insubstituível do que os frágeis equilíbrios em que assenta a vida neste planeta azul», afirmou.
Na mesma linha, o presidente do comité organizador do evento «Planet Hearth Lisbon 2009» destacou que a conferência abordará três temas essenciais. Eduardo De Mulder referiu o desenvolvimento sustentável, as energias renováveis e a água e oceanos.
Ao longo de três dias, o Parque das Nações, em Lisboa, é palco de diversas iniciativas que reflectem o trabalho feito ao longo de três anos: um conjunto de acções de informação e de sensibilização inseridas num projecto mais amplo, a década das Nações Unidas para a educação para o desenvolvimento sustentável.
Darwin e nanotecnologias na Semana da Ciência
A marcar o encerramento, em Lisboa, do Ano Internacional do Planeta Terra, destaque também para o arranque da Semana da Ciência e Tecnologia, com muitos eventos inspirados na nanotecnologia e na passagem do 150º aniversário da publicação da «Origem das Espécies», de Charles Darwin.
Fonte: IOL Diário
Etiquetas: Cavaco Silva, Ciência, Planeta Terra, UNESCO