MIT President distinguished in Portugal with an Honorary Doctoral Degree
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.
A presidente do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Susan Hockfield, vai ser distinguida hoje com um doutoramento honoris causa conferido, de forma inédita em Portugal, por três universidades portuguesas. A sessão tem lugar hoje, às 15h00, na Academia das Ciências de Lisboa.
Conferem o doutoramento a Universidade do Porto, a Universidade Técnica de Lisboa e a Universidade Nova de Lisboa.
A distinção sublinha o papel que o Programa MIT-Portugal está a desempenhar na dinamização da cooperação em rede entre universidades e centros de investigação no sentido da criação de massa crítica em torno de grandes objectivos estratégicos, incluindo a internacionalização das universidades portuguesas.
Susan Hockfield, com 58 anos e nascida em Chicago, dedica a sua carreira à investigação do desenvolvimento do cérebro. É a 16ª Presidente do MIT e a primeira especializada em Ciências da Vida.
Licenciou-se em Biologia pela University of Rochester (1972), doutorou-se em Anatomia e Neurociência pela Georgetown University School of Medicine (1979) e realizou estudos pós-doutorais no National Institute of Health (NIH) e na University of Califórnia, San Diego.
Antes de assumir o cargo da Presidência do MIT, foi reitora da Universidade de Yale, onde exerceu a docência desde 1985 e também Presidente da Graduate School of Arts and Sciences.
MIT-Portugal lança três iniciativas
A visita da presidente do MIT a Portugal, que se iniciou ontem e termina quinta-feira, coincide com o lançamento pelo Programa MIT-Portugal, em colaboração com vários parceiros públicos e privados, de três iniciativas relacionadas com desafios emergentes a nível mundial.
Uma é um fórum de investigação sobre cidades sustentáveis, envolvendo Lisboa e o Porto, juntamente com as cidades de Boston, Lima, Cidade do México, São Francisco e Singapura.
Outra é uma rede de investigação em sistemas sustentáveis de energia e mobilidade eléctrica, que quer estimular a cooperação entre centros de investigação em Portugal e no MIT com os principais programas em curso em Portugal.
Por último, é lançada uma rede de investigação em células estaminais, engenharia de tecidos e medicina regenerativa, estimulando a cooperação científica entre hospitais e centros de investigação em Portugal e no MIT sobre novas terapias celulares.
Fonte:
CiênciaHojeEtiquetas: Academia das Ciências de Lisboa, Doutor Honoris Causa, doutoramento, Lisboa, MIT