} Galeriacores Cartoon Notícias: Dia Mundial do Professor 2009

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

domingo, 4 de outubro de 2009

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Dia Mundial do Professor 2009

World Teachers' Day 2009
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



O Dia Mundial do Professor é assinalado segunda-feira em Portugal sem as manifestações de rua dos últimos anos, mas os professores continuam a reivindicar a valorização da profissão, enquanto esperam pelo próximo ministro da Educação
«Estamos no início de um novo ciclo político e, portanto, é natural que, mais do que uma luta como existiu até aqui, haja uma grande expectativa dos professores em relação a um futuro próximo», disse à Lusa Mário Nogueira, dirigente da Federação Nacional dos Professores (Fenprof).

Nos últimos anos, os professores têm aproveitado o Dia Mundial do Professor para manifestar o seu descontentamento na rua, mas actualmente o momento é de esperança na nova correlação das forças recentemente eleitas para a Assembleia da República.

«Os partidos que se comprometeram, que estiveram do lado dos professores na luta contra as políticas educativa do anterior governo estão hoje em maioria na Assembleia e é natural que nós possamos olhar o futuro com mais esperança do que aconteceu no passado», frisou este sindicalista.

As manifestações que levaram milhares de professores às ruas nos últimos anos, documentadas em imagens, fazem parte da exposição Dignificar a profissão, valorizar a escola pública: A luta dos professores portugueses, a inaugurar segunda-feira na Escola Secundária de Camões, em Lisboa, e que irá percorrer depois as capitais de distrito do país.

Antes da exposição, na mesma escola, a Fenprof promove ainda uma sessão pública, com intervenções de Mário Nogueira e de António Nóvoa, Reitor da Universidade de Lisboa.

Na última semana, a Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE) distribuiu pelas escolas um panfleto com a mensagem deste ano da Internacional da Educação para o dia do professor, sob o tema Construir o Futuro: Investir nos Professores Já, que inclui também «as exigências imediatas» da FNE de investimento nos professores.

Para João Dias da Silva, secretário-geral da FNE, é preciso investir, valorizar e dignificar a carreira docente.

A FNE pretende a redefinição do estatuto da carreira docente, um novo modelo de avaliação de desempenho, rever o regime de concursos e a reorganização dos horários dos professores para privilegiar a componente pedagógica sobre a componente administrativa e burocrática, de forma que os professores tenham tempo para preparar aulas, estudar, investigar e reunir com colegas.

«Julgamos necessário também rever a estrutura salarial dos professores, valorizando os professores em inicio de carreira cujos salários são baixos», defendeu Dias da Silva, salientando que «o leque salarial dos professores em Portugal é extremamente lato, maior do que o da generalidade dos países da União Europeia».



Lusa / SOL

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer