Olympic Games will be held at Rio de Janeiro in 2016
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.
A cidade brasileira irá suceder a Londres2012 como a cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos, em 2016, e será a primeira cidade da América do Sul a organizar umas olimpiadas. Em três tentativas de Madrid ser palco do grande evento, saiu sempre derrotada.
No final, Madrid e Rio de Janeiro disputaram a vaga, depois do surpreendente afastamento de Chicago, logo na primeira votação, e de Tóquio, na segunda.Esta foi, provavelmente, a candidatura mais renhida de sempre e com um cariz político incontornável. Barack Obama, Lula da Silva, o Rei Juan Carlos e Yukio Hatoyama estiveram presentes em Copenhaga, apelando ao voto, como se de uma campanha eleitoral se tratasse.
O Rio de Janeiro entra na história das Olimpíadas, ao ser a primeira cidade sul-americana a realizar um dos maiores eventos desportivos do mundo e Lula da Silva apelou com todas as forças: "Para os outros candidatos, será mais uma edição. Para nós, será a oportunidade de construir um novo Brasil. E a candidatura não é só nossa, é de toda a América do Sul, com 400 milhões de pessoas, entre elas 180 milhões de jovens", numa tentativa de mostrar que não seria só importante para o Brasil, como para o a parte sul do continente americano.
Lula fez de tudo para que a história tomasse um novo rumo. Fez sobressair a grande paixão brasileira pelo desporto, fez dessa euforia a sua porta-estandarte. Nunca a América do Sul, com bastantes tradições no desporto, recebeu uma olimpíada e Lula da Silva ultimou: “Há-que pôr fim a isto".
A Espanha foi a última a manifestar-se na “caça ao voto” e apelou forte, ao lado mais sentimental do Comité. Poucas horas antes do anúncio, o rei de Espanha disse que a escolha certa era Madrid, dado que essa decisão transformaria “o Mundo num lugar melhor para viver”. Pouco depois, Juan Antonio Samaranch, presidente honorário do COI, pediu que fosse Madrid a escolhida, como prenda antes de morrer."Queridos colegas, sei que estou muito perto do fim dos meus dias. Tenho 89 anos. Permitam-me que vos peça que tomem em consideração premiar o meu país com a honra e o dever de organizar os Jogos Olímpicos em Madrid", apelou Samaranch, presidente do COI entre 1980 e 2001.
A rotatividade da organização do evento pelos vários continentes pode ter prejudicado Madrid, já que os JO de 2012 são em Londres, Além disso, Espanha é candidata, em parceria com Portugal, à organização do Campeonato do Mundo de 2018 e 2022. Como “mandatários” a campanha espanhola teve Miguel Indurain, Raul Gonzalez, e contou com o apoio à distância de Rafael Nadal.
A capital espanhola já tinha tentado, sem sucesso, ser palco em 1972 (Munique) e 2012 (Londres), com a Espanha a ser detentora de uma organização: Barcelona 1992.
Os Estados Unidos da América já foram anfitriões por quatro vezes (1094-St Louis, 1932 e 1984- Los Angeles e 1996- Atlanta). A “cidade dos anjos” acabaria por marcar a história do atletismo luso, quando Carlos Lopes venceu a maratona e arrecadou a primeira medalha de ouro para Portugal.A candidatura norte-americana cercou-se de nomes de peso, para além do casal presidencial, ambos naturais de Chicago: a apresentadora Oprah Winfrey, a russa Nadia Coamneci, os atletas Jackie Joyner-Kersee e Michael Johnson, mas pelo afastamento precoce, de pouco valeu.
Por seu lado, o Japão, contou com o apoio de Rosa Mota para tentar levar os jogos até Tóquio, cidade que acolheu o evento, em 1964. A campanha nipónica privilegiava o ambiente e a segurança. "Tóquio está bem posicionada como modelo futuro de segurança pública e sustentabilidade ambiental. Se organizar os Jogos de 2016, Tóquio mostrará ao Mundo como uma grande metrópole pode florescer sem negligenciar o ambiente", dizia recém-eleito primeiro-ministro japonês.
Etiquetas: animation gif, Cartoon, jogos, Jogos Olímpicos