É uma tradição dos presidentes americanos comparecerem à cerimônia que relembra o Dia D. A visita à França é a etapa final de um giro que começou no Egito, passou pela Arábia Saudita e chegou à Alemanha, na qual Obama falou sobre as relações de seu país com o mundo muçulmano e dos laços entre palestinos e israelenses. Sarkozy, Gordon Brown e Stephen Harper ao lado de Obama
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, o premiê britânico, Gordon Brown, e o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, se juntaram a Obama na cerimônia de sábado, realizada sob tempo nublado -muito melhor que os ventos e chuva que marcaram o Dia D.
No seu discurso, Brown disse que a Segunda Guerra Mundial não marcava o fim do sofrimento no mundo e se referiu especificamente a Mianmar, Zimbábue e à pobreza e à fome.
"Como podemos dizer que conquistamos tudo que pretendíamos? A promessa de paz e justiça?", afirmou Brown, que luta por sua sobrevivência política em casa. "Há sonhos de libertação ainda a serem realizados, compromissos ainda a serem honrados."
Em um ato falho que gerou risos, Brown se referiu à "praia de Obama", não à "praia de Omaha". Depois, corrigiu-se. Ruas da Normandia enfeitadas com bandeiras
Moradores da Normandia decoraram ruas com banbeiras francesas e americanas para receber a visita de Obama. Pouco antes de reunir-se com Sarkozy, Obama comentou as ações da Coreia do Norte, que, na semana passada realizou um teste nuclear, dizendo que não levará vantagem com a provocação.
Por sua vez, Sarkozy, que previra uma reunião com Obama para abordar a disputa nuclear com o Irã, declarou que a república islâmica deve aproveitar a mão estendida dos Estados Unidos para iniciar uma aproximação e acabar com a desconfiança.
Sarkozy se encontrou com o ministro iraniano das Relações Exteriores, Manouchehr Mottaki, durante uma reunião em Paris esta semana.
De acordo com funcionários franceses, Mottaki informou que o Irã elabora uma contraproposta a um pacote de incentivos, oferecido por França, Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos, Rússia e China, para que a república islâmica supenda o enriquecimento de urânio.
Obama e Sarkozy participaram do aniversário do Dia D, próximo a um dos pontos de desembarque, em Omaha Beach, onde mlhares de cruzes de pedra branca demarcam as sepulturas dos soldados mortos.
Fonte: O Globo.comEtiquetas: animation gif, Barack Obama, Cartoon, D DAY, Dia D, França, II Guerra Mundial, Normandia, Normandy