Em termos litúrgicos, esta festa é dominada pela leitura da Paixão de Cristo.
A procissão dos ramos, que começou a ser feita no século IV, simboliza o acolhimento triunfal dado a Jesus Cristo quando subiu a Jerusalém, poucos dias antes da morte e ressurreição.
Hoje em dia, após a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, a bênção e procissão dos ramos estão integradas na celebração eucarística dominical, decorrendo muitas vezes apenas em torno das igrejas.
Mesmo assim, continua em muitas localidades a tradição de realizar a procissão dos ramos pelas ruas, como acontece, por exemplo, na Póvoa de Varzim, ou assinalar a festividade com encenações teatrais, caso de Santa Maria da Feira.
Em algumas zonas do país é neste início da semana pascal que se cumpre a tradição dos padrinhos oferecerem uma prenda aos afilhados, o chamado Folar da Páscoa, que pode ser um folar (bolo de farinha recheado e ornamentado com ovos), roupas ou dinheiro.
Na maior parte do país, no entanto, o folar dos padrinhos é dado aos afilhados no próprio Domingo de Páscoa.
As festividades da Semana Santa, para as quais os cristãos se prepararam ao longo dos 40 dias de Quaresma, têm ponto alto no Tríduo Pascal, nome dado ao conjunto das celebrações litúrgicas que assinalam a morte e ressurreição de Cristo.
O Tríduo Pascal começa na Quinta-Feira Santa com a celebração da Missa da Última Ceia, na qual Cristo instituiu a Eucaristia, continua com a Sexta-Feira Santa, único dia no calendário litúrgico católico em que não há celebração da missa, prossegue no sábado com a Vigília Pascal e termina no Domingo de Páscoa.
Contudo, o período pascal prolonga-se até Domingo de Pentecostes, que ocorre 50 dias depois do Domingo de Páscoa.
Desde 1985 o Domingo de Ramos é também a data em que se comemora o Dia Mundial da Juventude, criado pelo papa João Paulo II com o objectivo de reunir todos os jovens do mundo em torno da figura de Jesus Cristo.
De celebração anual, esta data inclui, de três em três anos, um encontro mundial que congrega milhares de jovens de todo o mundo.
O próximo encontro mundial realiza-se em 2011 em Madrid, pelo que no Domingo de Ramos, na Praça de São Pedro, em Roma, Bento XVI vai entregar aos jovens da capital espanhola a cruz e o ícone do Dia Mundial da Juventude.
O último Encontro Mundial de Jovens realizou-se o ano passado em Sydney, na Austrália.
Neste ano, em que se comemora a 24.ª edição, a mensagem do papa Bento XVI apela aos jovens para não se deixarem abater pela crise, exortando-os a descobrir Cristo e a serem, como S. Paulo, «testemunhas da esperança cristã».
Fonte: IOL DiárioEtiquetas: animation gif, Cartoon, Domingo de Ramos, Easter, Galeriacores, Jerusalém, Jesus Cristo, paixão, Páscoa, Semana Santa