Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
Os líderes mundiais começaram esta manhã a chegar à cimeira do G20, em Londres, para conseguir um consenso sobre que medidas tomar para combater a pior crise desde 1933. O Presidente norte-americano, Barack Obama, foi dos primeiros a cumprimentar o anfitrião do encontro, o primeiro-ministro Gordon Brown, no Excel Centre.
Durante a noite, Brown tentou evitar que uma ruptura franco-germânica impedisse um acordo que pretende que seja histórico. O encontro deverá terminar com a defesa do fortalecimento de maior regulação do sector financeiro, para impedir uma crise semelhante no futuro.
A BBC online adianta que também poderão ser acordados esforços extra para dar um empurrão à economia, mas que objectivos específicos sobre os planos de gastos governamentais parecem pouco prováveis.
Depois de um dia frenético de encontros diplomáticos, ontem, o chefe do Governo britânico passou longas horas a tentar evitar que os líderes das principais economias mundiais deixem hoje Londres sem consenso sobre a forma de combater a crise. O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, foram ontem claros sobre as linhas vermelhas que não pretendem ultrapassar, recusando adoptar mais planos de estímulo económico.
Os dois líderes também afirmaram que o processo de reforma do sistema de regulação financeiro era “não negociável”. “Queremos resultados, mas não resultados que não tenham qualquer efeito na prática”, disse o Presidente francês, assinalando ainda que “o compromisso tem de vir de todos os países” e que “a crise não começou na Europa” – uma referência ao papel dos Estados Unidos.
Fonte:
Público.ptEtiquetas: Angela Merkel, Barack Obama, Cartoon, Cimeira, crise, Dimitri Medvedev, economia, England, Excel Centre, G20, gif, Gordon Brown, líderes, London, Nicolas Sarkozy