Russia keeps an eye on North Korean's missile launching
Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
A Rússia observa «muito de perto» o anunciado lançamento do míssil da Coreia do Norte para impedir que caia no seu território, anunciou este sábado a televisão pública russa.
«O ministério da Defesa russo prepara-se para supervisionar a trajectória do míssil e para evitar que ele ou fragmentos seus atinjam ilhas russas», informou a cadeia de televisão Vesti-24, citando fontes militares de alto nível.
Evitar ameaças
Segundo um porta-voz militar do Extremo Oriente russo, igualmente citado pela cadeia, os radares e sistemas de defesa locais estão em alerta permanente para evitar qualquer ameaça que possa pairar sobre a Rússia.
«As nossas forças de defesa antiaérea estão mobilizadas. São sistemas da defesa antiaéreos S-300 que podem atingir alvos a qualquer altitude», segundo o porta-voz Sergei Roshcha.
«O objectivo principal da Rússia é que o míssil não atinja o seu território e não mate pessoas», acrescentou o funcionário.
«Satélite de telecomunicações»
A Coreia do Norte anunciou que vai colocar em órbita, entre este sábado e quarta-feira, um «satélite de telecomunicações», que deverá sobrevoar o norte do arquipélago japonês, mas os Estados Unidos e os seus aliados asiáticos suspeitam de que este lançamento encubra um disparo experimental de míssil longo alcance Taepodong-2.
O Japão, que estacionou baterias de mísseis anti-mísseis em Tóquio e nos seus arredores, advertiu que abaterá qualquer engenho que ameace o seu território.
Pyongyang respondeu que interpretará qualquer intercepção do seu míssil como «acto de guerra».
Fonte: IOL DiárioEtiquetas: animation gif, Cartoon, Coreia do Norte, Japão, lançamento, lauching, míssil, missile, North Korea, rocket, Rússia, satélite, Vladimir Putin