Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
Duncan Forgan, um astrofísico da Universidade de Edimburgo, na Escócia, não tem dúvidas de que há vida inteligente noutros planetas, mas vai ainda mais longe: os seus cálculos permitiram-lhe concluir que essas civilizações inteligentes poderiam estar presentes em 38 mil planetas.
A descoberta de mais de 330 planetas fora de nosso sistema solar nos últimos anos, ajudou a redefinir o provável número de planetas habitados por alguma forma de vida. Num artigo publicado na revista especializada International Journal of Astrobiology, Forgan diz, no entanto, é muito pouco provável que seja estabelecido qualquer contacto com vida alienígena.
Neste artigo, segundo noticia a BBC, o cientista explica que criou uma simulação de uma galáxia parecida com a nossa, permitindo que ela desenvolvesse sistemas solares baseados no que se conhece a partir da existência dos planetas fora do nosso sistema solar, os chamados exoplanetas.
Esses mundos alienígenas simulados foram então submetidos a três cenários diferentes. O primeiro cenário parte da premissa de que o surgimento da vida é difícil, mas a sua evolução é fácil. Neste caso, haveria 361 civilizações inteligentes na galáxia.
O segundo parte do princípio de que a vida pode surgir facilmente, mas a sua evolução para vida inteligente seria difícil. Nessas condições, a estimativa é de que haveria 31.513 outros planetas com alguma forma de vida.
O terceiro caso examina a possibilidade de que a vida poderia ter passado de um planeta para outro durante colisões de asteróides - uma teoria popular de como a vida surgiu na Terra. Neste caso, a estimativa é de que haveria 37.964 civilizações inteligentes.
Fonte: IOL DiárioEtiquetas: alienígena, asteróides, astrobiology, astrofísica, Ciência, civilizações, Duncan Forgan, extraterrestre, galáxias, inteligente, OVNI, planetas, sistema solar, UFO, vida