Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
Depois do Google Earth ir ao fundo dos oceanos, chega agora a vez do Google Latitude localizar geograficamente os nossos contactos através do telemóvel.
Já habituados às constantes inovações que a Google vai introduzindo nas nossas vidas, chega agora uma aplicação que nos oferece a localização aproximada daqueles que também tenham aderido ao serviço.
O objectivo é poder localizar as pessoas onde quer que estejam e localizá-las no Google Maps (serviço de mapas). A partir daí, pode dar-se indicações à pessoa localizada, seguir os seus passos ou, simplesmente, convidá-la para almoçar se virmos que ela está perto do sítio onde estamos.
Mas como em todos os serviços em que a informação é muita, há sempre o risco de a privacidade poder estar em causa. A este respeito, a empresa norte-americana reconhece “o carácter sensível” do novo serviço mas insiste nas garantias de segurança que os utilizadores vão ter.
“Tudo no Google Latitude é opcional. Podem não só controlar quem vê a vossa localização, mas também decidir em que sítio vos vão localizar”, ou ainda “podem escolher não serem vistos”, disse a Google, citada pela AFP.
Disponível em 27 países, entres os quais Portugal, o serviço deverá ser estendido progressivamente a outras regiões do planeta.
Apesar de ter sido destinado essencialmente para os telemóveis, o Latitude pode igualmente ser usado através de um computador.
Segundo a CBS, o Latitude usa o sistema GPS e triangulação por torres de comunicações móveis. O software procuras as três torres mais próximas e, com o GPS, combina os dados para mostrar onde determinada pessoa está.
Fonte da notícia:
Público.ptEtiquetas: animation, Cartoon, cell phone, geográfico, Google, latitude, maps, Telemóvel, watching