Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
O escritor norte-americano Michael Crichton, autor de mais de uma dezena de «best-sellers», entre os quais «Parque Jurássico», «Congo» e «O mundo perdido», faleceu aos 66 anos em Los Angeles, informou a sua família.
Crichton, que venceu mais de 150 milhões de exemplares das suas obras, sofria de cancro, relata a agência Lusa.
«O mundo conhecia-o como um grande contador de histórias que desafiou as nossas noções preconcebidas sobre o mundo que nos rodeia - e entreteve-nos enquanto o fazia», lê-se num comunicado distribuído pela família, enquanto na página web do autor diz-se que «morreu de forma imprevista», depois de uma «batalha privada e corajosa contra o cancro».
Nascido em Chicago, Illinois, Crichton era filho de um jornalista que o incentivou a escrever. Os seus primeiros livros apareceram assinados com pseudónimo: Jeffery Hudson. Estudou Medicina na Harvard Medical School e nos primeiros anos da década de 70 partiu para a Califórnia, aí começando a dirigir filmes baseados nos seus livros.
As obras de Crichton estão traduzidas em 30 línguas e várias delas foram transpostas para o cinema. «Parque Jurássico», uma trilogia - com realização de Steven Spielberg os dois primeiros filmes e de Joe Johnson o terceiro -, foi talvez a obra cinematográfica inspirada no livro homónimo do escritor que mais dinheiro fez entrar nas bilheteiras. Crichton estendeu também a sua criatividade à televisão na série «Serviço de urgência», que tem sido também um êxito à escala mundial.
Fonte da notícia: IOL Diário
Etiquetas: autora, Congo, Escritor, literatura, Michael Crichton, O mundo perdido, Parque Jurássico