} Galeriacores Cartoon Notícias: Google dez anos depois

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Google dez anos depois

Para ver a animação clique nesta imagem e aguarde uns segundos. To view the animation click on this image and wait a few seconds.

O Google tem vinte mil empregados, um valor de mercado de 105 bilhões de euros e cerca de 650 milhões de clientes diários, mas há dez anos atrás era apenas a extensão de um projecto feito pelos estudantes universitários Sergey Brin e Larry Page.

Dez anos depois de ser criado como alternativa aos motores de busca Yahoo e AltaVista, o Google é hoje a maior empresa da Internet mundial, com participação relevante em serviços como e-mail, mapas, blogs e alojamento de vídeos. Na década que se passou, o tamanho do Google multiplicou-se 80 mil vezes.

Brin e Page investiram no desenvolvimento do que era a sua maior vantagem em relação à concorrência no mercado de buscas: o algoritmo do Google, uma fórmula que unia a capacidade dos computadores de encontrarem conteúdo na Internet à chamada «inteligência coletiva», refere o Globo.

É uma tese simples: se as pessoas que publicam conteúdo na web indicam um link para um determinado site sempre que citam, por exemplo, a palavra «parede», significa que aquela página deve estar entre os primeiros resultados quando alguém procura «parede» no Google.

Youtube nasceu em 2006 e custou 1,16 bilhões de euros

A eficácia do algoritmo do Google fez com que o motor de busca fizesse sucesso até entre os seus então concorrentes. Em 2000, o Yahoo anunciou que abandonaria o método antigo de buscas, e passaria a oferecer aos seus internatuas um sistema feito pelo Google. Um ano antes, a empresa de Page e Brin tinha recebido o seu primeiro aporte milionário de capital. Aos míseros 70 mil euros investidos em 1998, juntaram-se cerca de 17 milhões, vindos de um fundo de capitais.

Com a entrada de dinheiro, foi possível expandir a empresa e criar novos produtos. Um dos primeiros serviços a aumentarem foi o AdWords, plataforma de anúncios exibidos no motor de busca. Já como um dos sites mais consultados pelos internautas, a página de buscas tornava-se um local atraente para anunciantes.

Em 2004, o Gmail tornou-se celebre por inovar no espaço de armazenamento para e-mails gratuitos: 1 GB, quinhentas vezes maior do que os 2 MB então oferecidos pelo Hotmail, da Microsoft. Depois, em 2005, surgiriam o Google Maps e o Google Earth, sistemas líderes em exibição de mapas e organização de conteúdo geoespacial.

Telemóvel do Google, o Android, será lançado em breve

O primeiro grande passo da gigante ocorreu no final de 2006, quando o Google pagou 1,16 bilhão de euros por um site de vídeos que já começava a mostrar a importância do conteúdo multimédia na rede: o YouTube. Para o Google, era um investimento numa inovação, para o resto do mercado, no entanto, soou como alerta, já que a empresa de Brin e Page já possuía um serviço semelhante de partilha de vídeos, o Google Videos.

Os últimos passos foram dados nas semanas que antecederam o aniversário de dez anos. Primeiro surgiu a confirmação de que o primeiro telemóvel baseado em software feito pelo Google, batizado de Android, será lançado em breve, na onda do sucesso do iPhone da Apple.

Depois, a empresa anunciou o lançamento do Chrome, navegador para PCs que entra num mercado dominado até pouco tempo pela Microsoft, mas já abalado pelo crescimento do browser independente Mozilla Firefox.

Fonte da notícia: IOL Diário

Etiquetas: , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer