} Galeriacores Cartoon Notícias: Luso-descendente recebe alta condecoração de bravura

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

sábado, 30 de agosto de 2008

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Luso-descendente recebe alta condecoração de bravura

Para ver a animação clique nesta imagem e aguarde uns segundos. To view the animation click on this image and wait a few seconds.

Um jovem luso-descendente, James Santos, de Montreal, Canadá, foi agraciado com a segunda mais alta condecoração de bravura do país, pela valentia demonstrada durante o tiroteio à escola Dawson, Montreal, ocorrido em Setembro de 2006.

James Santos, que completa 20 anos em Outubro, vai receber a «Estrela da Coragem» das mãos da Governadora-Geral do Canadá, Michaëlle Jean, por, a 13 de Setembro de 2006, em pleno tiroteio na escola Dawson, ter tentado dissuadir o atacante, o quebequês Kimveer Gill, de fazer vítimas.

Interpelado pela agência Lusa a pronunciar-se sobre a obtenção da condecoração do Estado canadiano, James Santos realçou ter grande significado pessoal, mas «não me sinto nem acredito que sou um herói».

O drama de Dawson, que fez dois mortos (Anastásia de Sousa e o seu assassino Kimveer Gill que se suicidou, chocou o Canadá e o resto do mundo.

No meio da violência, além de James houve outros corajosos a procurarem intervir e ajudar.

É essa a razão por que os acontecimentos de Dawson justificam a concessão por Otava de seis medalhas, com o jovem luso-descendente a obter a distinção mais valiosa, a «Estrela da Coragem», concedida a indivíduos que demonstraram «coragem notável em circunstâncias de grande perigo».

Dos restantes agraciados pela bravura em Dawson, dois são funcionários da escola e três são polícias.

Fonte do secretariado de Rideau Hall indicou à Lusa que James Santos tem presença confirmada na cerimónia de imposição das condecorações de bravura, a qual se realizará, conforme disse, no próximo dia 19 de Setembro, em Otava, a residência oficial da Governadora-Geral do Canadá.

«Não me sinto um herói»

Questionado pela Agência Lusa sobre a obtenção da condecoração, James Santos disse sentir, desde logo, um «grande orgulho e honra» por a iniciativa de nomeação ter partido do secretariado da escola Dawson.

«Esta condecoração significa muito para mim, por ter tido a coragem de fazer o que fiz. Mas não me sinto nem acredito que sou um herói», sublinhou à Lusa.

Presentemente, James é finalista do curso Ciências Sociais do Dawson (que é uma escola pré-universitária), após o que vai concorrer à escola superior de polícia.

«Estou no último semestre. Demorei um pouco mais devido ao que aconteceu, mas vou aplicar-me a estudar para acabar este ano», prometeu.

«Sempre quis ser polícia ou bombeiro», revelou, profissões que requerem destemor, já demonstrado e agora reconhecido ao mais alto nível.

Aliás, na escolha da sua candidatura à escola superior de polícia terão pesado o encorajamento e carinho dos agentes e dos serviços policiais desde o drama de Dawson, reforçados por saberem do seu sonho.

Nascido em Montreal a 02 de Outubro de 1988 e ali residente, James Santos é filho de um casal de portugueses, Jorge (nascido na região de Lisboa) e Ana (de S. Miguel, Açores) e tem uma irmã mais nova, a Catarina, de 15 anos.

Quase dois anos volvidos sobre o incidente, James tem passado tempos difíceis, procurando sarar ou minimizar a memória da tragégia, sendo particularmente penoso a perda da amiga Stacy [Anastásia de Sousa].

O tiroteio de Dawson foi um dos mais graves verificados em escolas canadianas, tendo o pior ocorrido na Escola Politécnica de Montreal em Dezembro de 1989, no qual, Marc Lepine, um atirador nascido na cidade, matou 14 mulheres, feriu outras 14 pessoas e suicidou-se de seguida.

Fonte da notícia: IOL Diário

Etiquetas: , , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer