Para ver a animação clique nesta imagem e aguarde uns segundos. To view the animation click on this image and wait a few seconds.
O príncipe Karim Aga Khan, líder institucional e espiritual de milhões de muçulmanos ismailis que vivem em cerca de 25 países vai estar em Portugal de 10 a 14 de Julho, refere a agência Lusa.
O Aga Khan é o 49º Imam hereditário dos Muçulmanos Shia Imami Ismailis e dirige uma comunidade de 15 milhões de muçulmanos, oito mil dos quais a residir em Portugal.
Para os seus seguidores, Karim Aga Khan, que acedeu ao trono do Imamat Ismaili a 11 de Julho de 1957, é um descendente directo do Profeta Maomé através do seu primo e genro Ali, o primeiro Imam, e da sua mulher Fátima, a filha do Profeta.
700 voluntário preparam a visita a Portugal
De acordo com a tradição Shia do Islão, o mandato do Imam abarca tanto as questões espirituais como as materiais. Durante o ano de Jubileu que começou em Julho de 2007, Aga Khan efectuou várias visitas oficiais, em resposta a convites por parte de Chefes de Estado.
A visita a Portugal coincide com a celebração do dia (11 de Julho) em que o príncipe acedeu ao trono há 50 anos, está a ser preparada com a ajuda de mais de 700 voluntários sendo esperadas mais de 15 mil ismaelitas quer do território português quer de outros países.
As celebrações do Jubileu do Imam, segundo a comunidade, oferecem oportunidades para o lançamento de novos projectos de desenvolvimento, de âmbito social, cultural e económico. De acordo com a ética da fé, estes projectos pretendem melhorar a qualidade de vida dos mais vulneráveis da sociedade com a criação de escolas, hospitais e projectos de habitação.
AKDN gasta mais de 204 milhões de euros
O projecto , segundo o representante em Portugal da rede Aga Khan para o Desenvolvimento, comendador Nazim Ahmad, ainda está a ser negociado sabendo-se apenas que deverá ficar na zona da grande Lisboa e que terá regime de internato para receber alunos de todo o país.
A AKDN gasta mais de 204 milhões de euros anualmente em actividades de desenvolvimento social e económico e opera com mais de 200 instituições de cuidados de saúde, incluindo nove hospitais, e mais de 300 escolas no mundo em desenvolvimento.
Fundou a primeira Universidade há 25 anos
Seguindo a tradição dos seus antepassados - recuando mil anos até à fundação das primeiras universidades e instituições de ensino no mundo Muçulmano - o Aga Khan continua a sublinhar a importância da educação.
O seu reconhecimento da necessidade de um compromisso da «Sociedade de Conhecimento» global levou à criação da Universidade Aga Khan (AKU), no Paquistão, há 25 anos - a primeira universidade privada e de gestão autónoma nesse país.
A AKU tornou-se, entretanto, numa universidade internacional e opera hoje em nove complexos universitários em todo o mundo.
Fonte da notícia:
IOL Diário Etiquetas: ismailis, Karim Aga Khan, líder, muçulmanos, Príncipe Karim