Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
Cerca de 70 mulheres protestaram este sábado na cidade turca de Istambul contra a decisão de um tribunal que considerou uma outra mulher culpada de exibicionismo por pescar com vestuário descrito como «impróprio» e a condenou a cinco meses de prisão, com pensa suspensa, noticia a BBC.
O caso remonta ao passado Verão. Na altura, alguns homens apresentaram queixa contra a mulher, dizendo que estava vestida de forma «imprópria». Jornais turcos, citando documentos judiciais, referem que trajaria um vestido leve, que esvoaçava com o vento. Na passada semana, o tribunal decidiu dar razão às queixas masculinas, o que motivou a revolta das manifestantes este sábado.
«Não é exibicionismo é abuso masculino» e «Estado tira as mãos do meu corpo», foram algumas das palavras de ordem gritadas pelas mulheres, que se reuniram numa ponte, onde costumam estar alguns pescadores, segundo relata a BBC. As mulheres apontaram ainda que esta decisão é um sinal do conservadorismo crescente na sociedade turca.
Sem a presença de nenhum dos queixosos presentes, outros homens no local acabaram por dar razão ao protesto. «Não penso que ninguém deva ser preso pela roupa que veste. As pessoas atravessam esta ponte vestindo todo o tipo de coisas», disse um dos pescadores à BBC.
Fonte da notícia:
IOL Diário Nota Pessoal:
Diferentes culturas têm diferentes regras. No que toca ao Ocidente julgo que nestes casos há apenas uma coisa a fazer: ver, ouvir e calar.
Etiquetas: exibicionismo, Istambul, mulher, pescar, vestuário impróprio