O projecto parte do "êxito alcançado o ano passado com a eleição das Sete Maravilhas de Portugal que dinamizou o nosso património", disse hoje à Lusa Luís Segadães, da organização.
Desta feita, "a partir dos 21 monumentos portugueses espalhados pelo mundo, e classificados como património da Humanidade pela UNESCO", serão escolhidos sete, através da Internet e por telefone.
"Os dois eixos essenciais deste projecto é alcançar uma divulgação sem precedentes, como aconteceu com as Sete Maravilhas de Portugal, e angariar meios para recuperar alguns desses monumentos através de apoios dos patrocinadores e dos mecenas do património", disse Segadães.
Da lista constam, entre outros, a Cidadela de Fasil Ghebi, na Etópia, a Ilha de Moçambique, os centros históricos das cidades brasileiras de S. Salvador, S. Luís, Diamantina, Goiás, Olinda e Ouro Preto, o centro histórico de Macau, conventos e igrejas de Goa, ou a Cidade Velha de Galle e suas Fortificações, na ilha de Sri Lanka (antigo Ceilão).
Os monumentos que integram a lista dividem-se por três continentes: África, Ásia e América.
A América é o continente com o maior número de candidaturas, dez, sendo oito em território brasileiro, além dos centros históricos das seis cidades é ainda candidato o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, e partilha com a Argentina a candidatura das Missões Jesuítas dos Guarani.
Do continente sul-americano constam ainda as Missões Jesuítas de Trinidad do Paraná e Jesus de Tavaranque, no Paraguai, e na República do Uruguai o Bairro Histórico da Colónia de Sacramento.
África tem sete monumentos, sendo Moçambique a única ex-colónia portuguesa representada, através da Ilha de Moçambique. Outros países onde se situam "maravilhas portuguesas" são Marrocos (a anatiga cidade portuguesa de Mazagão), a Gâmbia (Ilha James), o Gana (Fortes e Castelo em Volta), Senegal (Ilha Goreia), Tanzânia (Ruínas de Kilwa e de Songo Mnara), além da Etiópia.
Os quatro monumentos situados na Ásia são, além do Centro Histórico de Macau, das Igrejas e Conventos de Goa, e da Cidade Velha de Galle, também o Sítio Arqueológico de Qal'at al-Bahrain, no Emirado do Bahrain.
A votação através do site começará a 07 de Dezembro, estando marcada a festa de proclamação para 10 de Junho do próximo ano, em local a definir pela organização.
A campanha deverá arrancar no próximo quando será anunciado oficialmente o site, disse o mesmo responsável.
Nota Pessoal:
É mesmo típico dos portugueses, lançar um projecto cultural destes mesmo antes de terem criado um site na Net adequado para o efeito.
Etiquetas: cultural, eleger, história, monumentos, Mundo, património português, sete maravilhas