} Galeriacores Cartoon Notícias: "Sete Maravilhas" do património português no Mundo

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


"Sete Maravilhas" do património português no Mundo

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this animated gif and wait a few seconds.

Monumentos de origem portuguesa edificados fora de Portugal e classificados como Património da Humanidade são o mote para o novo concurso Sete Maravilhas Portuguesas no Mundo.

O projecto parte do "êxito alcançado o ano passado com a eleição das Sete Maravilhas de Portugal que dinamizou o nosso património", disse hoje à Lusa Luís Segadães, da organização.

Desta feita, "a partir dos 21 monumentos portugueses espalhados pelo mundo, e classificados como património da Humanidade pela UNESCO", serão escolhidos sete, através da Internet e por telefone.

"Os dois eixos essenciais deste projecto é alcançar uma divulgação sem precedentes, como aconteceu com as Sete Maravilhas de Portugal, e angariar meios para recuperar alguns desses monumentos através de apoios dos patrocinadores e dos mecenas do património", disse Segadães.

Da lista constam, entre outros, a Cidadela de Fasil Ghebi, na Etópia, a Ilha de Moçambique, os centros históricos das cidades brasileiras de S. Salvador, S. Luís, Diamantina, Goiás, Olinda e Ouro Preto, o centro histórico de Macau, conventos e igrejas de Goa, ou a Cidade Velha de Galle e suas Fortificações, na ilha de Sri Lanka (antigo Ceilão).

Os monumentos que integram a lista dividem-se por três continentes: África, Ásia e América.

A América é o continente com o maior número de candidaturas, dez, sendo oito em território brasileiro, além dos centros históricos das seis cidades é ainda candidato o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, e partilha com a Argentina a candidatura das Missões Jesuítas dos Guarani.

Do continente sul-americano constam ainda as Missões Jesuítas de Trinidad do Paraná e Jesus de Tavaranque, no Paraguai, e na República do Uruguai o Bairro Histórico da Colónia de Sacramento.

África tem sete monumentos, sendo Moçambique a única ex-colónia portuguesa representada, através da Ilha de Moçambique. Outros países onde se situam "maravilhas portuguesas" são Marrocos (a anatiga cidade portuguesa de Mazagão), a Gâmbia (Ilha James), o Gana (Fortes e Castelo em Volta), Senegal (Ilha Goreia), Tanzânia (Ruínas de Kilwa e de Songo Mnara), além da Etiópia.

Os quatro monumentos situados na Ásia são, além do Centro Histórico de Macau, das Igrejas e Conventos de Goa, e da Cidade Velha de Galle, também o Sítio Arqueológico de Qal'at al-Bahrain, no Emirado do Bahrain.

A votação através do site começará a 07 de Dezembro, estando marcada a festa de proclamação para 10 de Junho do próximo ano, em local a definir pela organização.

A campanha deverá arrancar no próximo quando será anunciado oficialmente o site, disse o mesmo responsável.

NL.

Fonte da notícia: SAPO / Lusa
Nota Pessoal:

É mesmo típico dos portugueses, lançar um projecto cultural destes mesmo antes de terem criado um site na Net adequado para o efeito.

Etiquetas: , , , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer