} Galeriacores Cartoon Notícias: Adolescentes engravidadas cartoon

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

sábado, 21 de junho de 2008

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Adolescentes engravidadas cartoon

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.

No liceu de Gloucester, Massachussetts, Estados Unidos, o número de jovens grávidas no final deste ano lectivo quadruplicou. Tal aconteceu depois de 17 jovens terem engravidado ao mesmo tempo. Não foi obra do acaso, mas de um pacto entre elas. Nenhuma tem mais de 16 anos.

O próprio director do liceu, Joseph Sullivan, confirmou o caso que abalou esta pequena comunidade perto de Boston: “Algumas raparigas pareciam ficar mais perturbadas quando descobriam não estar grávidas do que quando estavam”, indicou Sullivan, citado pela Time, depois de um número invulgarmente elevado de jovens ter começado a pedir, na enfermaria do liceu, testes de gravidez.

Ainda de acordo com o responsável do liceu, algumas raparigas comemoraram a notícia da gravidez com gestos de gáudio e pondo em marcha planos para as tradicionais festas pré-parto onde é costume oferecerem-se presentes às futuras mães. Nenhuma das jovens nem os respectivos pais quiseram prestar declarações à imprensa.

Perante o óbvio estado de exaltação depois de confirmado o estado de graça, o director da escola diz que bastou uma simples pergunta a uma das jovens para que pelo menos metade delas confirmasse a existência de um pacto para que, até ao final do ano lectivo, conseguissem engravidar e posteriormente viessem a tomar conta dos bebés umas das outras.

A dimensão nacional que a notícia adquiriu chocou a pequena localidade (de 30 mil habitantes) com fortes raízes católicas. “Acho horrível. São crianças a ter crianças”, indicou à estação televisiva CBS uma cidadã de Gloucester.

Crime de violação?

Desconhece-se a identidade dos pais, mas sabe-se que cerca de metade terão perto de 20 anos e que, pelo menos um, terá 24 e vive na rua. Os restantes contar-se-iam entre os colegas de liceu das adolescentes.

A lei do estado de Massachusetts considera crime os actos sexuais praticados com menores de 16 anos. Carolyn Kirk, a presidente da câmara de Gloucester, já fez saber que as autoridades poderão abrir queixas-crime por violação, embora reconheça a delicadeza do problema, porque se o sexo foi consentido, os futuros pais – entre os quais se contarão menores – poderão ficar “em muito maus lençóis”, sobretudo “por causa daquilo que os pais das jovens possam fazer”, indicou a autarca à agência Reuters.

O que poderá explicar que raparigas queiram ser mães numa idade tão jovem? Há todo um leque de respostas válidas, sendo que o recente glamour com que Hollywood resolveu polir o assunto (ver caixa) é apenas uma das explicações. No caso particular de Gloucester - uma comunidade que vive sobretudo da pesca e que tem assistido a um declínio financeiro – as respostas podem residir na falta de perspectivas de carreira para os mais jovens. Perante este cenário, as adolescentes podem idealizar um futuro que passe unicamente por serem mães, como se esse estatuto lhes desse um passaporte para a independência.

Outra das explicações avançadas por analistas será a de as jovens considerarem que ao darem à luz estão a criar alguém que terá por elas um amor incondicional, que lhes preenche as vidas e a auto-estima.

Depois de uma queda contínua durante 15 anos - que começou em 1991 – registou-se em 2005 um aumento do número de adolescentes grávidas nos Estados Unidos. A taxa de nascimentos em mulheres com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos aumentou cerca de três por cento em 2006, de acordo com Centro americano para as Estatísticas da Saúde. Em Portugal, um dos países europeus com maior número de mães adolescentes, nasceram durante 2007 perto de 5000 bebés (4844 nados-vivos) de adolescentes até aos 19 anos, segundo o INE.

Hollywood projecta imagem de jovens grávidas “na moda”

Sempre que se fala em problemas sociais como a gravidez na adolescência ou a violência nas escolas, há uma franja de críticos que responsabiliza os media e dos produtos culturais de grande consumo.

Quando a história de Gloucester atingiu a nação, houve imediatamente quem culpasse recentes filmes – como "Juno" ou "Knocked Up" ("Um Azar do Caraças") – como sendo parcialmente responsáveis pelo glamour que ultimamente se tem gerado em torno de jovens grávidas e solteiras.

"Juno" – filme candidato aos Óscares – conta a história de uma adolescente (interpretada por Ellen Page) que desiste de abortar e opta por dar o bebé para adopção. Longe de ser apresentada como uma vítima, Juno surge no grande ecrã como uma heroína "cool".

Já na comédia romântica "Um Azar do Caraças", Alison (Katherine Heigl), uma promissora jornalista, descobre que está grávida depois de um encontro sexual fugaz. O filme mostra as aventuras e desventuras da protagonista durante todas as fases da gravidez e termina com o típico “happy ending” das comédias românticas.

Apesar destes filmes datarem do ano passado, David Landry – analista do Instituto Guttmacher, um grupo que estuda os comportamentos reprodutivos dos norte-americanos – considera que eles só vieram reforçar uma tendência que data de antes das estreias.

A irmã mais nova da cantora pop Britney Spears acabou de dar à luz com 17 anos, passando assim a ser outro dos rostos desta nova equivalência entre glamour e maternidade; Jamie Lynn Spears, estrela do programa Zoey 101, do canal de televisão infanto-juvenil Nickelodeon, foi mãe de uma rapariga na passada quinta-feira.

Fonte da notícia: Público

Nota Pessoal:

Uma rebelião tão típica dos adolescentes da era moderna que caracteriza muito bem o lastimável estado decadente em que a nossa sociedade se encontra actualmente.

Etiquetas: , , , , , , ,

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Alta tristeza

02 junho, 2011 14:30  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer