} Galeriacores Cartoon Notícias: É possível voltar ao passado da Internet

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


É possível voltar ao passado da Internet

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
Açores, Azores, informática, ilhas, Ponta Delgada, S Miguel, Açores, Portugal

O site norte-americano "Internet Archive Wayback Machine" arquiva há 12 anos páginas web de todo o mundo, inclusive portuguesas. Hoje são mais de 85 mil milhões de sites guardados neste arquivo digital que pretende mostrar a evolução da Internet e preservar a informação online.
Ao aceder ao site encontra-se uma caixa de pesquisa em que se pode escrever o endereço que se quer visitar. “Take me back” (“Leva-me de volta”) é o que diz no botão que nos permite voltar ao passado e ver as versões da página escolhida. Podemos regressar até 1996, ano em que a Internet começava a dar os primeiros passos em Portugal.
No caso do site do PÚBLICO, temos acesso desde 1998 até Junho de 2007. A apresentação dos conteúdos aparece com um lapso temporal de seis meses, o que explica ainda não termos acesso ao ano 2008. Revistar as versões antigas dos órgãos de comunicação social, instituições públicas e até blogs é possível com apenas um clique.
Além de permitir aos cibernautas de visitarem versões antigas dos sites, o Internet Archive Wayback Machine permite também estabelecer ligações para páginas que já não estão disponíveis, servindo o próprio endereço para mostrar em data elas foram obtidas.
Os 85 mil milhões de páginas guardadas ocupam 2,5 peta bytes (o equivalente a 3,5 milhões de CD) e o arquivo cresce ao ritmo mensal de 20 tera bytes (o espaço de cerca de 30 mil CD).
Criar uma nova biblioteca de Alexandria
O fundador do Internet Archive declarou à Lusa que pretende, desde 1980, altura em que estudava engenharia, “construir uma grande biblioteca digital”. “A ideia era tentar solucionar um problema: que contributo positivo para o futuro poderíamos dar usando a tecnologia”, contou. A intenção é criar uma segunda versão da Biblioteca de Alexandria, pode ler-se no site.
Outro dos objectivos do arquivo é guardar conteúdos que de outra forma poderiam perder-se na Internet. Para Sérgio Nunes, engenheiro informático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a “preservação da informação” é a maior vantagem do Internet Archive.
Para conseguir organizar a enorme biblioteca digital, o site trabalha directamente com 12 bibliotecas nacionais e 30 bibliotecas de universidades e tem colaboradores na França, Itália, Austrália, Japão e Inglaterra.
O programa utilizado para fazer a recolha é o Alexa Internet, um motor de busca que captura cópias das páginas, excepto se estas estiverem protegidas para a recolha ou tenham uma palavra-passe.
Útil para investigadores e académicos
O Internet Archive Wayback Machine pode ser utilizado por qualquer pessoa mas é especialmente útil para investigadores e académicos que procuram compreender de que forma a rede evoluiu em termos de conteúdos, design, interactividade, entre outros factores. De acordo com o site, a missão do Internet Archive é ajudar a preservar informação e criar uma biblioteca para investigadores, historiadores e estudantes.
“Actualmente o site é muito usado por investigadores e pessoas das áreas sociais que procuram ver a evolução da web”, diz Sérgio Nunes, que é doutorando em Engenharia Informática.
O sítio disponibiliza ainda informações sobre temas específicos, como o furacão Katrina, que atingiu Nova Orleães em 2005, o tsunami no Sudeste Asiático em 2004 ou os atentados terroristas de 11 de Setembro.

Fonte da notícia: PÚBLICO.PT
Visite o passado da Internet aqui neste link:

Etiquetas: , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer