} Galeriacores Cartoon Notícias: Ex-agente da CIA denuncia torturas

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Ex-agente da CIA denuncia torturas


A CIA chama-lhe métodos «alternativos» de interrogatório. A decisão de os aplicar veio da Casa Branca

Em declarações à cadeia televisiva CNN o antigo operacional da agência norte-americana John Kiriakou assegurou que as polémicas cassetes de vídeo, destruídas pela CIA, continham cenas chocantes com suspeitos a ser sujeitos à chamada técnica de «waterboarding» (em que os interrogados experimentam a sensação de afogamento). A ordem para que estes métodos fossem utilizados terá vindo «da Casa Branca».


Kiriakou admite que o procedimento, que terá sido aplicado entre outros suspeitos da Al Qaeda a Abu Zubayda, «salvou vidas». Mas manifestou o seu repúdio por uma técnica perante a qual recusa eufemismos e não hesita em qualificar de tortura.


A descrição que fez à CNN da forma como este procedimento é aplicado a pessoas suspeitas não deixa muitas dúvidas. Segundo Kiriakou, o indivíduo é preso a uma mesa com os pés ligeiramente levantados. Em seguida, um pedaço de celofane é-lhe pressionado contra a cara e é despejada água sobre a sua boca.


O celofane impede o afogamento do suspeito, mas a sensação é bem real, explicou o ex-agente, dizendo que é activada uma reacção fisiológica de tensão muscular imediata. «Faz-nos sentir sufocados», disse Kiriakou, confessando que ele próprio passou pela experiência, por breves segundos, durante o período de treino que fez na CIA. «É completamente desagradável», disse. Kiriakou disse ter interrogado Abu Zubayda, mas assegurou que não participou no seu «waterboarding». O ex-agente reconhece que foram recolhidas informações valiosas na luta anti-terrorista, frisando, no entanto, que se opõe a esta e outras técnicas «alternativas» de interrogatório.


«Decisão que veio da Casa Branca»


A utilização destes métodos terá sido aprovada pelo Departamento de Justiça e pelo Conselho de Segurança Nacional dos EUA em Junho de 2002, disse Kiriakou. «Foi uma decisão que veio da Casa Branca», afirmou.


O ex-agente explicou ainda que, apesar da autorização dada por superiores, muitos agentes se recusaram a aplicar este tipo de interrogatórios.


Kiriakou também se manifestou contra a destruição das gravações de interrogatórios, dizendo que nem ele nem os outros agentes sabiam que estavam a ser filmados, de forma particular quando aconteceu o de Zubayda.


Após a destruição destes vídeos, o Departamento de Justiça e a própria CIA anunciaram a abertura de um inquérito preliminar ao director da agência, Michale Hayden, antes de ser questionado por comités do congresso sobre o tema.


O director da CIA disse que as cassetes foram destruídas apenas depois de ter sido determinado que não tinham valor em termos de informações de inteligência e que não eram relevantes para a eventualidade de inquéritos legislativos ou judiciais. Porém, os líderes do congresso asseguram que não foram devidamente notificados desta decisão.

Fonte da notícia: Portugal Diário

Etiquetas: , , , , ,

2 Comentários:

Blogger PDivulg disse...

A pergunta do cartoon diz tudo: "È este tipo de democracia que os americanos querem para os outros?"...

13 dezembro, 2007 08:25  
Anonymous Anónimo disse...

Yes we work with the truth and that does not torture and SISBEN (Brazilian agency inteligecia national) created a new field (abin) for our methods are integentes nois and work for a just society in Brazil has not researched the law already walked Brazil has person who rapes and 600 do not have the death penalty

28 abril, 2011 00:08  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer