Cristãos de toda a Europa preparam-se para viver uma passagem de ano diferente, ao estilo de Taizé
40 mil jovens que vão participar no Encontro Europeu de Jovens em Genebra, promovido pela comunidade ecuménica de Taizé entre 28 de Dezembro e 1 de Janeiro próximos
Dezenas de milhares de jovens que virão de toda a Europa e também dos outros continentes vão receber uma carta do irmão Alois, o sucessor do irmão Roger. Intitulada «Carta de Cochabamba», escrita na Bolívia durante um recente encontro de jovens latino-americanos animado pela Comunidade de Taizé, este texto vai inspirar a reflexão dos jovens reunidos até ao dia 1 de Janeiro em toda a região à volta de Genebra.
Há quatro perguntas no final da carta do irmão Alois. Estas perguntas estarão no centro dos tempos de partilha que terão lugar todas as manhãs nos 160 pontos de acolhimento. Elas serão retomadas de distintas formas durante os 25 encontros de reflexão que terão lugar nas tardes dos dias 29 e 31, na Palexpo. São estas as perguntas:
- Em situações de conflito, saberemos escutar o outro?
- Saberemos procurar uma repartição mais justa dos bens?
- Seremos próximos daqueles que são mais pobres do que nós?
- Seremos capazes de chegar ao ponto de perdoar?
Para participar no Encontro de Genebra, que está a ser preparado em colaboração com as igrejas católicas e protestantes, 30.000 jovens farão a viagem a partir de outros países. Eles serão alojados nas casas de milhares de famílias de toda a região, de Bellegarde a Yverdon-les-Bains, de Genebra a Montreux.
Serão também publicados para o Encontro Europeu de Genebra dois outros textos do irmão Alois, que serão traduzidos em 26 línguas e entregues a cada um dos participantes. Um deles é um apelo à reconciliação dos cristãos. O irmão Alois escreve: «Em Cristo pertencemos uns aos outros. Quando os cristãos estão separados, a mensagem do Evangelho torna-se inaudível.»
No segundo texto, intitulado «Carta a quem gostaria de seguir Cristo», o irmão Alois continua: «Deus chama-te à liberdade. Não faz de ti um ser passivo. Pelo seu Espírito Santo, Deus habita em ti, mas não se substitui a ti. Pelo contrário, ele desperta energias insuspeitas.»
O irmão Alois vai falar todas as noites, durante as orações comunitárias na Palexpo.
A oração comunitária de domingo 30 de Dezembro, que reunirá dezenas de milhares de jovens, será transmitida em directo em Eurovisão pela TSR 2 das 19:00 horas às 20:10 horas.
Dando continuidade aos Encontros de Zagreb, Milão, Lisboa, Hamburgo, Paris ou Budapeste, o Encontro de Genebra será uma nova etapa da «Peregrinação de Confiança através da Terra», lançada pelo irmão Roger há mais de 25 anos.
Fonte da notícia: Agência Ecclesia
Etiquetas: ano novo, Deus, Genebra, jovens, oração, passagem de ano, rezar