} Galeriacores Cartoon Notícias: Rei de Espanha irritado com Hugo Chávez

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

domingo, 11 de novembro de 2007

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Rei de Espanha irritado com Hugo Chávez

"Por que não te calas?!" A irritação do rei espanhol Juan Carlos para com Hugo Chávez fez estalar o verniz no último dia da XVII Cimeira Ibero-Americana, que durante dois dias reuniu 22 chefes de Estado e de Governo em Santiago do Chile.

O presidente venezuelano interrompia sucessivamente José Luis Zapatero, que saía, uma vez mais - já o tinha feito de manhã em conferência de Imprensa -, em defesa do ex-primeiro-ministro José Maria Aznar, a quem Chávez havia chamado novamente de "fascista". O rei acabaria por abandonar a sala a meio da intervenção posterior do presidente da Nicarágua, que insistia no direito de Chávez a defender-se."Pode estar-se nos antípodas de uma posição ideológica e não serei eu quem está perto das ideias de Aznar, mas ele foi eleito pelos espanhóis e eu exijo esse respeito", dizia Zapatero, enquanto Chávez tentava interrompê-lo (o microfone foi desligado), reclamando o direito à liberdade de expressão.O primeiro-ministro espanhol foi mais longe e exigiu à presidente chilena Michelle Bachelet "um código de conduta num fórum que é representativo dos cidadãos".Daniel Ortega saiu depois em defesa de Chávez.

"Aqui, parece que as intervenções são interrompidas quando não coincidem com a generalidade das opiniões". E, em nome da "liberdade de expressão", deu um minuto do seu tempo ao presidente venezuelano. Que limitou-se a citar José Gervasio Artigas, tido como o "pai" do Uruguai "Com a verdade não ofendo nem temo".Ortega demorou-se a seguir em mais de 20 minutos de acusações à "ditadura global", apoiando o direito de Chávez a defender-se dos ataques de um cidadão espanhol, que não é um cidadão qualquer. Aznar integra o chamado Clube de Madrid, fórum conotado com a direita que tem feito sucessivas críticas às políticas venezuelanas. Ortega fez, ainda, um duro e violento ataque ao que tem sido a conivência dos governos espanhóis com a "ditadura capitalista, globalizada e imperialista" dos Estados Unidos. Mas a crítica às empresas espanholas ecoaram também pela voz do presidente da Argentina, Néstor Kirchner, todos contra o responsável pelo patronato espanhol, que expressou, esta semana, a sua preocupação com a falta de segurança jurídica que existe na Venezuela, Bolívia e Equador.América Latina divididaO que esta sucessão de episódios demonstra é o espartilho em que está mergulhada a América Latina e as profundas divergências políticas dos diversos dirigentes, tão profundas quanto as desigualdades sociais entre e dentro dos próprios países.Carlos Lage, vice-presidente cubano, viria a pôr o acento nas feridas que persistem. Referindo-se ao episódio de Aznar, começou por sublinhar que "ser eleito democraticamente não é suficiente para legitimar um presidente", para de seguida desvalorizar o tom aceso da sessão. "Esta não é uma discussão artificial.

É uma expressão das contradições e do momento que vive a América Latina, com um passado de anos e anos de dominação cultural e económica. Uma região com milhões de pobres e em que há uma contradição entre a necessidade de crescer e a hegemonia de algumas potências".A Declaração de Santiago, que resulta da cimeira que ontem terminou, tenta, de alguma forma, responder ao desafio da coesão social, tema-chapéu dos trabalhos. Além do convénio para a Segurança Social, que permite aos emigrantes reformas por inteiro independentemente de regressarem ou não ao país de origem, os chefes de Estado e de Governo comprometem-se a acções conjuntas nas áreas da saúde, trabalho, educação e investimentos na educação, sociedade de informação, cultura, ambiente, segurança social, habitação, saneamento, turismo, defesa e cooperação.


Fonte da notícia: Jornal de Notícias

Etiquetas: , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer