A maior árvore de Natal da Europa, patrocinada pelo Millenium BCP, acendeu ontem na cidade do Porto as suas cerca de três milhões de lâmpadas perante uma Avenida dos Aliados repleta de curiosos.
Ainda o relógio da câmara, frente à qual está localizada, não assinalava as 20h30 e já os olhos estavam hipnotizados pelo espectáculo piromusical preparado e que teve a duração de oito minutos. Tempo mais que suficiente para encantar não só Paula Pontes, que se deslocou especialmente de Alfena para assistir ao acender das luzes, mas também a pequena Beatriz de dois anos; a principal razão para a viagem. Situação partilhada por Tiago Oliveira que não quis que os seus dois filhos perdessem o evento.
Mas as opiniões sobre o artefacto com 76 metros de altura vão mais longe. Há mesmo quem considere que “a nível turístico vai acabar por chamar imensa gente e dinamizar uma Baixa demasiadamente desertificada à noite”, como disse Rui Magalhães, acrescentando que “não há lojas no centro que chamem as pessoas”. Comércio de Natal à margem do evento, e em declarações ao JANEIRO, Rui Rio explicou que o interesse da câmara municipal é o de “promover a Baixa do Porto” com destaque para a altura do Natal.
Quanto ao comércio tradicional, que poderia ser prejudicado com a abertura recente de um novo centro comercial, defende que “o que a Baixa precisa é de âncoras” no sentido de fazer com que mais pessoas visitem a cidade, o que faz desta uma conjuntura “excelente para os próprios comerciantes”.
Valentim Loureiro, autarca de Gondomar, discorda com tal benefício, tendo-se já manifestado contra o novo espaço. Porém, o verdadeiro problema do comércio “não é de lojas, é de gente com dinheiro para comprar”. Enquanto isso, Rio está “convencido que o número de visitantes ao Porto [graças à árvore de Natal] vai bater todos os recordes”. ---------------------a saber a festa pela cidade Pela primeira vez, também a Ponte Luís I irá entrar no espírito natalício portuense, com uma iluminação adequada à época a inaugurar hoje.
Até ao dia 6 de Janeiro haverá vários divertimentos: O Natal D’Ouro incluiu Natal no Gelo (com pista de gelo) na Praça D. João I; Terra dos Pais Natal (uma animação para crianças) na Praça dos Poveiros; Roda D’Ouro (a roda gigante) na Cordoaria; Exposição Casa da Sorte, na Praça Gomes Teixeira; Ponte D’Ouro (iluminação) na ponte Luís I e o desfile dos pais Natal.
Fonte da notícia: O Primeiro de Janeiro
Etiquetas: Maior árvore de Natal, Natal, Porto