} Galeriacores Cartoon Notícias: Hosni Mubarak: "Daqui não saio, daqui ninguém me tira"

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Hosni Mubarak: "Daqui não saio, daqui ninguém me tira"

Hosni Mubarak: "I'm in charge of the Egyptian Security and I'll never resign, never!!!"
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds

Hosni Mubarak encarregou o antigo ministro da Aviação e comandante das Forças Aérea de formar governo. O presidente egípcio escolheu Ahmed Shafio como novo primeiro-ministro depois de ter anunciado Omar Suleiman como vice-presidente do país. São os militares a ocuparem lugares de topo no Estado egípcio, numa tentativa de Mubarak de fazer uma transição controlada do poder, mas que não logra pacificar as ruas.


A situação continua quente no Egito numa altura em que se multiplicam por todo o mundo manifestações de apoio à revolta. Muitos egípcios concentram-se junto das embaixadas do Egito em várias capitais, enquanto no Cairo continuam a verificar-se fortes movimentações nas artérias da capital.São milhares a desafiar o recolher obrigatório que deveria ter começado às 16H00 locais (14H00 em Lisboa). Esta tarde a televisão Al-Jazira apontava 50 mil de manifestantes só na Praça Tahrir no Cairo. Os gritos que se faziam ouvir pediam a demissão de Hosni Mubarak.


A Al-Jazira fala ainda de mais de 100 mortos nos confrontos dos últimos dias entre a população e a polícia. A agência Reuters apontava que o exército, chamado para ajudar a polícia, terá disparado sobre a população que tentou assaltar o banco central do Cairo e continuam a chegar relatos de confrontos um pouco por toda a capital.


Num editorial, este sábado, o jornal "The Washington Post" fez um apelo para que o presidente Barack Obama corte relações com Mubarak: "Em vez de apelar a um ditador intransigente para implementar reformas, a administração devia estar a tentar preparar uma implementação pacífica da plataforma da oposição".


Demissão do governo não acalmou revolta


Várias informações davam também conta de confrontos entre milhares de manifestantes e a polícia na cidade de Alexandria.


Também aí se exigia a saída imediata do histórico presidente do Egito. Durante a madrugada Hosni Mubarak, num discurso à Nação, anunciou a demissão do governo, mas o anúncio não desmobilizou os protestos.


A reação dos grupos da oposição não se fizeram esperar, insistindo na crítica ao regime e nas exigências para a saída de Mubarak. De acordo com declarações registadas pela agência Efe, num comunicado da União Nacional para a Mudança (UNM), liderada por ElBaradei, a ideia central é a de que "o discurso de Mubarak não corresponde às aspirações do povo".


A UNM incentiva também que os egípcios continuem a ocupar as ruas "até que Mubarak se vá".


E no centro da cidade do Cairo milhares de manifestantes repetiam as palavras "Vai-te embora, vai-te embora", num sinal claro de que o povo está cansado do regime de 30 anos de Hosni Mubarak.


A televisão Al Arabiya falava em 8000 manifestantes no centro do Cairo a cantar palavras de ordem contra o governo, enquanto a televisão estatal anunciou que o edifício do Ministério do Interior foi completamente saqueado em Alexandria, onde haverá um "vácuo de segurança". Também a France Press noticiava pilhagens em alguns locais do Cairo e violentos confrontos entre milhares de manifestantes e a polícia na cidade de Ismaïliya, no canal do Suez.


ElBaradei diz que só há um caminho: a saída de Mubarak


O principal rosto da oposição egípcia diz que “é suficiente” a remodelação governamental que assentou na nomeação de um vice-presidente e de um novo primeiro-ministro e pede a saída imediata do presidente Hosni Mubarak "para o bem do Egito".


"Digo ao presidente Mubarak e ao seu regime: abandone de imediato o poder para o bem do Egito e para o vosso bem", declarou o Prémio Nobel da Paz.


ElBaradei, que regressou ao Egito na quinta-feira à noite repetia o aviso a Mubarak em declarações ao canal de televisão Al-Jazeera e à cadeia de televisão France 24.


Presidente palestiniano solidário com Mubarak


Num gesto raro, Mahmud Abbas, presidente da Autoridade Palestiniana, telefonou a Hosni Mubarak para lhe demonstrar "solidariedade" e a esperança de que o país ultrapasse esta contestação."


O presidente Mahmud Abbas telefonou ao presidente egípcio e afirmou a sua solidariedade para com o Egito e o seu compromisso com a segurança e a estabilidade", assinala um comunicado do gabinete de Abbas.


O Egito, que faz fronteira com a Faixa de Gaza, desempenhou um papel importante nas conversações de paz entre israelitas e palestinianos.


Já o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, falou por telefone com Mubarak para o lembrar de que está obrigado a cumprir as promessas de uma melhor democracia, pelo que lhe pediu o fim da repressão da polícia e dos militares contra o seu povo.


Obama falou com Mubarak pouco depois do discurso do presidente egípcio transmitido pela televisão e durante o qual defendeu a ação fortemente repressiva das suas forças de segurança, colocando de parte a possibilidade de resignar.


Turistas começam a abandonar o Egito


Foi entretanto cortado o acesso às pirâmides de Gizé, podendo ser vistos muitos carros de combate e militares no local, e as companhias aéreas estão a efetuar voos extras para retirar os turistas do país.


De acordo com as agências internacionais calcula-se que estejam entre 1500 a 2000 estrangeiros nos dois principais terminais, a maioria sem reserva de voo. Mesmo assim, muitos preferem aguardar no aeroporto pela viagem de regresso do que esperar no hotel.


No entanto, o receio não atinge todos por igual e alguns turistas decidiram ficar no Egito, esperando que a situação acalme.


Fonte da notícia: RTP

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer