} Galeriacores Cartoon Notícias: Presidente chinês declara o fim do dólar Americano

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Presidente chinês declara o fim do dólar Americano

Chinese President declared the end of the American dollar

Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos

To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds

Longe dos punhos de renda habitualmente atribuídos à diplomacia chinesa, o presidente Hu Jintao, de mala aviada para um encontro com o inquilino da Casa Branca, declarou publicamente que considera o domínio do dólar no sistema monetário internacional "um produto do passado". Dados da economia vão-se acumulando entretanto a confirmar o novo protagonismo chinês.


O encontro entre Hu Jintao e Obama terá lugar em Washington amanhã, quarta feira, sobre o pano de fundo de tensões crónicas em torno da alegada subvalorização do yuan e de discussões mais ou menos inconsequentes sobre censura ao google, direitos humanos, Nobel da Paz, liberdades democráticas, autodeterminação tibetana, armas para Taiwan, e outras.

De longa data vêm as queixas de vários países, também da Europa, mas especialmente dos Estados Unidos, sobre cotações "artificalmente" baixas da moeda chinesa. Produto dessas baixas cotações, a China baixa o preço das suas exportações, invade o mercado internacional com a sua concorrência imbatível e retrai-se de comprar no exterior. Ao fazê-lo, o país que é descrito como a "fábrica do mundo" nas primeiras décadas do novo século, prejudica seriamente a economia de várias potências de primeira linha.

A valorização do yuan melhora o ambiente ...

Nesse sentido, o bom ambiente das discussões a realizar entre Obama e Hu Jintao até poderia ser favorecido por um dado conjuntural hoje noticiado: o yuan atingiu a cotação mais elevada desde há muito tempo face ao dólar, tendo o dólar, inversamente, sido negociado a apenas 6,5891 yuan (em comparação com os 6,6227 yuan que valia em 31 de Dezembro último.

A valorização do yuan é interpretada como resultado da nova política chinesa de "maior flexibilidade das taxas de câmbio", em vigor desde Junho de 2010, que já dera origem nos últimos seis meses a valorizações do yuan na ordem dos 3 por cento. Assim, o pico cambial de hoje corresponde a uma tendência de fundo, reconfortante para os responsáveis norte-americanos.

Com esta concessão importante aos clamores norte-americanos e europeus, Hu Jintao pode portanto permitir-se afirmar, alto e bom som, que o green back agoniza como padrão monetário internacional e que só mantém ainda esse estatuto como resquício de uma época passada. Enquanto o yuan continuar a valorizar, tudo lhe será perdoado.

... mas continua a recear-se o "perigo chinês"

Mais difíceis de digerir são alguns outros dados do protagonismo económico chinês que continuam ininterruptamente a vir a lume. Um deles diz respeito ao investimento externo na China, que aumentou no ano passado em 17,4 por cento, para atingir a bonita soma de 105.704 milhões de dólares.

Segundo o porta-voz do ministério chinês do Comércio, Yao Jian, citado pela agência Lusa, "o rápido crescimento pode ser atribuído ao robusto desenvolvimento do sector dos serviços e das províncias do centro e do Oeste do país".

Inversamente, o dinamismo da economia chinesa reflete-se nos investimentos que esta, por sua vez, realiza no estrangeiro e na soma, hoje divulgada pelo Financial Times, que atingem os créditos concedidos pela banca chinesa a economias estrangeiras. O que essa soma tem de simbólico é o ter ultrapassado pela primeia vez a dos créditos concedidos pelo Banco Mundial: se no biénio 2009-2010 este emprestou 100 mil milhões de dólares aos "países em desenvolvimento", a China emprestou 110 mil milhões.


Fonte da notícia: RTP

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer