Searching for Extraterrestrial life
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.
Existem seis fortes candidatos a albergar vida extraterrestre no Sistema Solar. Além do planeta Marte, o suspeito do costume, apresentam-se também novos concorrentes, como as luas Reia, Titã e Enceladus, de Saturno, e Europa e Io, de Júpiter. Apesar de os modelos computacionais dizerem que estão reunidas condições para haver vida, ainda falta percorrer os milhares de anos-luz e confirmar no terreno a sua existência.
O campo de pesquisa foi agora alargado, com a descoberta de uma bactéria capaz de sobreviver em arsénio. A sonda ‘Kepler’, lançada em Março de 2009, está a percorrer o Espaço à procura de planetas semelhantes à Terra, mas a resposta pode estar aqui ao lado. Desde sempre, o planeta Marte foi apontado como o local mais provável para a existência de vida extraterrestre, ideia que em 2008 sofreu um impulso com a descoberta de gelo.
As luas Reia, Titã e Enceladus, de Saturno, também são fortes candidatas. Há duas semanas, a sonda ‘Cassini’ detectou uma fina atmosfera de oxigénio e dióxido de carbono em Reia.
Os satélites de Júpiter Europa e Io estão, igualmente, referenciados pela NASA. A enorme crosta de gelo de Europa dá fortes indícios da existência de um ainda maior oceano no seu interior.
Fonte: CM