} Galeriacores Cartoon Notícias: Wikileaks: O outro lado da lupa

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Wikileaks: O outro lado da lupa

WikiLeaks: The other side of the magnifying glass
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



As revelações do WikiLeaks são avassaladoras. Partem de uma constatação chocante - a fragilidade da segurança das comunicações da diplomacia americana - e são publicadas como bombas-relógio, uma por dia. Agora, chegaram a Portugal. Foram publicados os primeiros de mais de 700 telegramas que nos envolvem. O que mais virá? Já vamos ao BCP. Comecemos pela diplomacia: alguém pensa que as relações diplomáticas entre países se fazem entre chás dançantes e debutes? Se pensava, leu os livros errados. Basta acompanhar as viagens de José Sócrates para perceber que este campeonato não é para meninos.

Angola, Líbia, Venezuela, China, Argélia não são propriamente países de turismo sénior. Nunca um primeiro-ministro tornou tão visível a sua política de abertura de portas no estrangeiro às empresas portuguesas, naquilo que um dia Manuel Pinho definiu como "ser o director comercial do País": vendê-lo. Acontece que decidimos fazê-lo com a segunda metade do "ranking" da transparência internacional. E isso tem um custo. Não se negoceia com ditadores apelando à democracia.

Portugal não foi apenas o País anfitrião das Lajes. Nem é apenas o País que suplica compra de dívida pública na praça Tiananmen ou que criou dependências empresariais com Angola. Portugal foi o País que recebeu Mugabe na cimeira UE-África. Que convida ministros de Ahmadinejad. Que recebe Kadhafi em São Bento. Que estende tapetes vermelhos a Hugo Chavez. Líderes mundiais que não apertam a mão, dão beijos na cara. E quem vai à "real politik" dá e leva. É preciso dar outro exemplo que o de Ramos Horta, o Nobel da Paz que faltou à entrega do prémio a Liu Xiaobo, em obediência ao boicote chinês?

O WikiLeaks faz-nos perder a inocência. Já se sabia que o Governo português promovera negócios com o Irão. Ficou provado que o BCP também lá ensaiou oportunidades; que o Banco de Portugal accioniou os alertas sobre um País na "lista negra", para os receios de financiamento de terrorismo, armamento e branqueamento de capitais. O que não se sabe é mais nada: é palavra contra palavra.

Ninguém contesta a veracidade do despacho: a conselheira da embaixada americana em Portugal telegrafou que Santos Ferreira propunha fazer espionagem de clientes iranianos, o que é violação do segredo bancário - é ilegal. O presidente do BCP desmente a conselheira. A partir daí é o jogo das verosimilhanças. E não se condenam pessoas por instinto.

O BCP tem hoje o mesmo tipo de baraço diplomático na estrutura accionista. A Sonangol está mas não é: quer mandar mas não deixam. Esse é um problema inconfessado neste sistema financeiro europeu. A entrada de chineses no BCP é, aliás, um óbvio contraponto ao crescendo angolano.

É uma perversa ironia que Carlos Santos Ferreira termine o mandato no BCP no tipo de polémica que durante três anos quis extinguir. A reconciliação do banco com accionistas, colaboradores e clientes tem sido testada mas o banco não suporta novo escândalo. Provavelmente, esta polémica vai ficar arquivada nos baús do fumo sem fogo. Mas se o dano de reputação permanecer, Santos Ferreira terá de sair, pela mesma razão com que há um ano defendi a saída de Armando Vara: porque o interesse do banco é superior ao seu. É esse o poder do WikiLeaks. Afinal, como diz Alice, "tudo tem uma moral: é só encontrá-la."


Fonte da notícia: Jornaldenegocios

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer