Loneliness can be contagious
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.
Três universidades norte-americanas, a Universidade da Califórnia, a Universidade de Chicago e a de Harvard, fizeram uma análise sobre a solidão e concluíram que esta é contagiosa e se pode espalhar entre um grupo de pessoas, tal como uma gripe. A notícia é avançada pela «BBC Brasil».
O trabalho revela que as pessoas solitárias tendem a dividir essa solidão com outras pessoas que estejam à sua volta. Com o passar do tempo, essas pessoas acabam por se ir afastando também dos seus grupos sociais.
O psicólogo John Cacioppo, da Universidade de Chicago, um dos pesquisadores do estudo, explicou à «BBC» que foi detectado «um padrão extraordinário de contágio, que leva as pessoas à fronteira da rede social quando ficam solitárias. Nessa fronteira as pessoas têm menos amigos, e a solidão leva-as a perder os poucos laços que ainda têm».
«Estes efeitos significam que nosso tecido social se desgasta nas pontas, tal como um fio solto numa camisola de malha», acrescentou Cacioppo. O estudo foi publicado na revista especializada «Journal of Personality and Social Psychology».
Estudo de 1948
Para dar início ao trabalho os cientistas examinaram um estudo, de 1948, realizado no Estado de Massachusetts. Esse trabalho original aconteceu em Framingham e serviu para acompanhar um grupo de cinco mil pessoas e avaliar o risco de doenças cardiovasculares.
Mas o estudo, acabou por se expandir para 12 mil pessoas, incluindo filhos e netos do grupo original. Diversificou a amostra populacional e passou a incluir um novo objectivo: medir a solidão.
Ao elaboraram gráficos com a história das amizades dos pesquisados e sobre seus relatos de solidão conseguiram encontrar uma forma de medir esse sentimento. Uma análise a esses dados revelou que os solitários «infectavam» as pessoas à sua volta com a solidão. Mas a pesquisa revelou também que quando as pessoas se sentem mais sozinhas confiam menos nas outras o que dificulta o aparecimento de novas amizades.
Fonte: IOL
Etiquetas: contagiar, doença, Psicologia, solidão