Iran launches a new long-range missile
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.
As estruturas militares do Irão testaram esta quarta-feira uma versão melhorada do míssil de longo alcance Sejil 2, uma manobra que levou o primeiro-ministro britânico a defender o reforço do cerco diplomático ao regime. O projéctil foi lançado um dia depois de a Câmara dos Representantes dos EUA ter aprovado um diploma para dificultar as exportações de gasolina para Teerão.
As imagens do disparo do Sejil 2, um míssil de dois módulos alimentado a combustível sólido, foram difundidas pela televisão estatal do Irão. O projéctil, que terá capacidade para atingir um alvo a mais de dois mil quilómetros de distância, é uma versão actualizada do Sejil. É também mais potente do que os modelos Shahab. O raio de um eventual ataque com recurso aos mísseis Sejil 2 abrangeria o território israelita e a maior parte das bases dos Estados Unidos na região do Golfo Pérsico.
A notícia do teste iraniano já motivou a reacção do primeiro-ministro britânico, que se encontra em Copenhaga para a Conferência da Convenção-Quadro da ONU sobre as Alterações Climáticas. Após um encontro com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, Gordon Brown garantiu que o Ocidente vai encarar a manobra militar iraniana "com a seriedade que merece".
"Expressei [a Ban Ki-moon], ele também expressou, preocupação com o teste de um míssil de longo alcance do Irão. Este é um assunto de séria preocupação para a comunidade internacional e dá também um argumento para que avancemos com as sanções", declarou o governante britânico.
Fonte:
RTPEtiquetas: Irão, míssil