"Obrigada, África do Sul, é o momento mais maravilhoso da minha vida", declarou Kaiane Aldorino, emocionada. A representante do México, Perla Beltran, obteve o segundo lugar no concurso; Thatum Keshwar, representante da África do Sul, ficou em terceiro.
A competição foi transmitida hoje em directo a partir de Midrand, uma zona suburbana a norte de Joanesburgo. Tambores africanos, dançarinos, coros e uma orquestra local seguiram-se à eleição da Miss Mundo 2009, numa cerimónia apresentada pela chinesa Angela Chow. Segundo a organização, a competição foi vista por mil milhões de telespectadores.
A Miss Mundo 2008, a russa Ksenia Soukhinova, coroou a sua sucessora.
As participantes no concurso chegaram à África do Sul no dia 14 de Novembro, onde visitaram parques naturais e as maiores atracções turísticas do país. Desfilaram sob o olhar dos seus apoiantes, que levaram cartazes e bandeiras para afirmar o seu apoio.
A Miss Índia, Pooja Chopra, muito aplaudida, ganhou na categoria destinada a recompensar as rainhas da beleza com projectos de solidariedade nos seus países. Com as candidatas de Barbados e Guatemala, a Miss Índia fez parte das finalistas do concurso.
A Miss Inglaterra foi apelidada de "Barbie Combatente" pelos media britânicos. Katrina Hodge, de 22 anos, serviu o exército britânico no Iraque e obteve um mês de licença para participar no concurso.
Miss Indonésia envolta em polémica
Kerenina Sunny Halim, Miss Indonésia, foi eliminada da competição depois de ter estado no centro de uma batalha judicial de última hora: o jornal sul-africano 'Mail and Guardian' invocou ontem a sua pertença a uma igreja americana, 'The Family International', envolvida em escândalos de abusos sexuais de menores.
A sociedade Miss World tentou, em vão, por via judicial, impedir a publicação do artigo em questão no site do jornal. "O 'Mail and Guardian' manchou a reputação de uma jovem sem nenhuma razão", declarou a organização.
"A companhia Miss World tentou, de maneira insolente, intimidar-nos, ameaçando-nos com o pagamento de indemnizações de centenas de milhões de libras esterlinas", reagiu o chefe de redacção do 'Mail and Guardian', Nic Dawes, lembrando que propôs à sociedade um direito de resposta.
A cidade de Joanesburgo gastou cerca de 12 milhões de dólares para acolher o concurso. A próxima competição para a eleição da Miss Mundo 2010 decorrerá no Vietname.
A primeira Miss Mundo foi a sueca Kiki Hakansson, eleita em 1951. A Índia e a Venezuela são os dois países que produziram mais rainhas da beleza, com cinco títulos cada.