President Obama receives Nobel Peace Prize while talking about war
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.
O presidente norte-americano recebe hoje o seu Prémio Nobel da Paz na capital norueguesa de Oslo, focando o seu discurso de aceitação nas guerras em que os EUA estão envolvidos.
Obama, que irá receber o Prémio por volta das 12h00 de Lisboa, vai receber o Nobel da Paz pouco mais de uma semana depois de ter enviado mais trinta mil soldados para o Afeganistão, vai falar sobre a responsabilidade que os Estados Unidos têm em continuar a procurar a paz “num mundo onde por vezes não é possível evitar de fazer a guerra”, explicou à Bloomberg o principal escritor dos discursos de Obama, Jon Favreau.
A mesma fonte adiantou ainda que Obama vai admitir que está a receber o Nobel da Paz não tanto pelo que já vez, mas mais por uma expressão de desejo de um tipo diferente de liderança.
“Este Prémio foi atribuído na base da esperança, e não na experiência. E na esperança de que, de algum modo, Obama estava a trazer um mundo melhor, e que ele era anti-Bush”, disse Reginald Dale, responsável sénior do programa Europeu no Centro para Estudos Estratégicos e Internacionais de Washington.
A presença de Obama obrigou a cidade de Oslo a tomar medidas de segurança extraordinárias para garantir a segurança do chefe de Estado norte-americano, o qual irá ficar apenas 24 horas na Noruega, um tempo inferior aos três dias em que os laureados ficam tradicionalmente no país.
Fonte: Económico.Sapo.pt
Etiquetas: Barack Obama, paz, Prémio Nobel