Fidel blames Obama for the introduction of the Flu Virus in Cuba
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.
O Presidente norte-americano aligeirou as visitas de cubanos residentes em Miami e o facto contribuiu para a introdução em Cuba do vírus H1N1, considera Fidel Castro. Os turistas de países como o Canadá e a Espanha também terão ajudado.
Castro escreve, num artigo divulgado pelos meios de comunicação social cubanos e citado pela TSF, que «os sintomas iniciais da febre A H1N1 surgiram quase em simultâneo no México, Estados Unidos e Canadá».
«Quando o Presidente dos Estados Unidos suprimiu as restrições de visitas a Cuba de cubanos residentes nos Estados Unidos, a epidemia já estava avançada nesse país. Também os quatro países que mais geram turismo em Cuba contribuíram para o alastramento da doença», atirou.
O líder histórico da ilha sublinhou que «os primeiros portadores do vírus para Cuba foram turistas, porque inicialmente os casos de contágio eram poucos». «À medida que o vírus se foi estendendo às províncias, sobretudo as com maior número de familiares residentes nos Estados Unidos, foi necessário adquirir novos equipamentos de análises».
Para Castro, «o mais estranho é que Obama autorizou um maior número de pessoas a viajarem para Cuba mas continua a proibir a compra de equipamentos e medicamentos nos Estados Unidos para combate à epidemia».
Etiquetas: Barack Obama, Cuba, Fidel Castro, Gripe A, H1N1