} Galeriacores Cartoon Notícias: Jacques Chirac apanhado na ratoeira

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

sábado, 31 de outubro de 2009

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Jacques Chirac apanhado na ratoeira

Jacques Chirac caught in the mouse trap

Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.




Processo esteve 12 anos em banho-maria, mas antecessor de Sarkozy não escapou, acusado de pagar generosas verbas a amigos seus, quando era autarca em Paris. Pela primeira vez na Quinta República, um ex-chefe de Estado vai a tribunal

Na Quinta República francesa ninguém viu algo assim. Pela primeira vez, um ex-presidente enfrenta um tribunal, acusado de abuso de confiança e desvio de fundos públicos. O arguido chama-se Jacques Chirac e terá criado empregos fictícios para os amigos, quando era presidente da câmara de Paris e antes de chegar ao Eliseu. Ainda muito popular em França, o antigo presidente arrisca-se a uma pena de prisão de dez anos. Em causa pode estar também o financiamento dos partidos.

Jacques Chirac, de 76 anos, dominou a política francesa durante mais de três décadas, tendo o sido o mais destacado dirigente do centro-direita nos anos 80 e 90. Eleito para a presidência em 1995, foi reeleito com grande facilidade para um segundo mandato, que terminou em 2007.

Este período no poder foi marcado por notícias que o envolviam em outros escândalos, nomeadamente o Clearstream e Angolagate (este último teve condenações que o estão a chamuscar ainda mais). Mas foi o caso das casas de Paris e dos empregos que o perseguiu todo o tempo. No entanto, a justiça não podia actuar, pois o presidente gozou de imunidade durante 12 anos.

Os supostos empregos fictícios, pagos pelo orçamento da câmara, eram na realidade pagamentos a pretensos "assessores" que nada faziam. Entre os nomes dos beneficiários há muitos sonantes, incluindo o filho do general de Gaulle, Jean de Gaulle. Todos eles eram próximos de Chirac. A justiça quer explicações sobre 21 casos, mas examinou 481, o que segundo a defesa permite desde já excluir a ideia de que estava montado um "sistema" de remunerações. A estratégia aparente será a de demonstrar que, no máximo, houve casos isolados.

Ontem, ao ser conhecida a decisão do juíza de instrução Xaviére Siméoni de enviar o caso para um tribunal, Chirac, que estava de férias em Marrocos, afirmou estar "sereno" e prometeu provar que cada um dos 21 empregos contestados pela justiça existiu de facto. Alguns juristas afirmam que os alegados crimes podem já ter prescrito, pois datam da sua passagem pela câmara parisiense (entre 1977 e 1995) e a prescrição seria em 1992.

Tirando a surpresa que representa um julgamento de um ex-presidente, as reacções foram mistas. Os partidos de esquerda manifestaram-se a favor do julgamento, enquanto o partido no poder (UMP, criado por Chirac) lamentava o assunto e a "prova dolorosa"que o estadista terá de suportar. A candidata socialista às presidenciais de 2007, Ségolène Royal, preferiu sublinhar que Chirac "deu muito ao país", mas a dirigente também lembrou que a justiça deve ser igual para todos.

O Presidente Nicolas Sarkozy não comentou o caso, recordando "o princípio da separação de poderes". A imprensa escreveu que o governo revelou sempre pouco interesse no avanço deste processo.

Uma das reacções mais antagónicas ao processo foi a do ex-primeiro-ministro francês, Jean-Pierre Raffarin, sempre muito próximo de Chirac. "Porque se procura ferir agora? Porque se procura atingir a função presidencial? Porquê encorajar aqueles que atacam a imagem da França?", questionou-se Raffarin. O facto é que, na Quinta República, nunca se viu nada assim: um ex-presidente que se arrisca a ser condenado.




Fonte: DN

Etiquetas: , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer