«SOCRATES IS COOL»
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.
«Sócrates é fixe!», esta foi a frase que mais se ouviu no maior comício de sempre do PS. Milhares de apoiantes e militantes foram até à Praça D. João I para apoiar o candidato a Primeiro-Ministro, José Sócrates, mas também o fundador do PS, Mário Soares. Depois de aparecer de surpresa no almoço de Matosinhos, Soares discursou no comício do Porto e gritou «Sócrates é fixe!».
Num dia praticamente dedicado ao contacto com a população (Arouca, Gondomar e depois Vila Nova de Gaia), o comício no Porto foi o ponto alto.
A Praça D. João I tornou-se pequena demais para todos aqueles que queriam apoiar o PS. Mas no meio da confusão, alguém pedia justiça. Durante mais de duas horas, uma senhora segurou um cartaz para pedir justiça pela morte de um filho, há cinco anos.
Num discurso forte centrado na necessidade de combater uma crise mundial que afectou Portugal, o «histórico» socialista Mário Soares dirigiu-se a Manuela Ferreira Leite e disse que «quando uma economista confunde a crise de 2003 com a crise actual, que é mundial, ou é fanática ou é irresponsável».
Como não podia deixar de ser, Mário Soares criticou ainda o PSD pelas acusações de «asfixia democrática» que tantas vezes têm sido referidas. «Querem dar-nos lições de democracia. Em nome do passado do PS, eu devo dizer, caros amigos, que a nós, socialistas portugueses, ninguém nos dá lição de democracia e de liberdade», afirmou.
No final do discurso e depois de ouvir dos portuenses «Soares é fixe!», o fundador do PS, fez questão de dizer o mesmo do secretário-geral do PS gritando «Sócrates é fixe!».
Depois de Soares, o Secretário-geral do PS tomou da palavra e dedicou quase todo o seu discurso a tentar provar que o voto no PS em 2005 «valeu a pena».
«Quero dizer a todos os portugueses que nos deram em 2005 o seu voto que o seu voto valeu a pena. Foi com o seu voto e com a governação do PS que pusemos as contas públicas em ordem. Fizemo-lo em nome de um Estado mais forte, mais credível, permitindo que o Estado esteja agora em melhores condições para ajudar as empresas e as famílias a vencer a crise internacional».
De acordo com membros da organização, foram distribuídas mais de dez mil bandeiras no comício do Porto que durou cerca de uma hora e meia. Mas muitos apoiantes não conseguiram levar para casa uma lembrança do PS.
Fonte: SAPO
Etiquetas: animation gif, apoiantes, campanha, Cartoon, Comício, Dr. Mário Soares, fixe, José Sócrates, militantes, Primeiro-Ministro, PS