The return of Dick Cheney
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.
Leon Panetta informou o Congresso norte-americano que a CIA, que actualmente dirige, escondeu intencionalmente informação daquele parlamento, por ordens directas do antigo vice-presidente norte-americano Dick Cheney.
Em causa está um programa secreto de contra-terrorismo da Administração Bush, que teve início pouco depois do 11 de Setembro de 2001. Panetta, conta a CNN, enviou uma carta aos legisladores, dando-lhes conhecimento da situação, a que o próprio só recentemente teve acesso.
A CIA – escreve – «escondeu acções significativas de todos os membros do Congresso, e enganou membros, durante um número de anos, de 2001 até esta semana». A informação que terá sido escondida não é revelada na carta, mas a possibilidade de a agência ter torturado é a possibilidade avançada por vários jornais.
Eric H. Holder, que ocupa um cargo equivalente ao de ministro da Justiça nos Estados Unidos (attorney-general), está inclinado a nomear um procurador criminal para investigar o caso, avança o Washington Post. No entanto, existem vários membros da actual Administração que preferem não mexer no assunto.
Mesmo o Presidente, Barack Obama, apesar da transparência prometida sobre esse período da História norte-americana, prefere «olhar para a frente e não para trás», como já referiu por diversas vezes.
Fonte:
Abola.ptEtiquetas: 11 de Setembro, animation gif, Bush Administration, Cartoon, CIA, Dick Cheney, serviços secretos, terrorismo