Obama and Medvedev sign agreement on nuclear arms reduction
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.
Os presidentes norte-americano, Barack Obama, e russo, Dmitri Medvedev, acordaram esta segunda-feira, em Moscovo, a redução dos arsenais nucleares das duas potências.
O novo tratado para redução de armamento estratégico prevê que nos próximos sete anos as duas potências limitem o número de sistemas de lançamento estratégico entre as 500 e as 1100 unidades e o de ogivas nucleares entre 1500 e 1675.
O novo acordo vai substituir o tratado Start I, que foi assinado em 1991 e expirava em Dezembro deste ano.
Os EUA e a Rússia possuem, juntos, 95 por cento do total de armas nucleares do planeta.
Os dois líderes estiveram reunidos durante três, antes do anúncio dos termos do novo acordo, num encontro descrito por Medvedev como «muito franco e muito sincero».
Em comunicado, a Casa Branca realçou que o novo tratado prevê a sua «efectiva verificação». «O novo acordo irá aumentar a segurança tanto dos EUA como da Rússia», aponta ainda a nota do governo norte-americano.
Barack Obama assinalou que «os EUA e a Rússia» têm mais em comum do que têm diferenças» e que por essa razão está «confiante» no desenvolvimento de boas relações com Moscovo.
Passagem de tropas
No primeiro dia da visita do chefe de Estado norte-americano à capital russa, que tem como objectivo melhorar o relacionamento entre as duas potências, Obama conseguiu ainda um acordo que permitirá que até 4500 tropas norte-americanas sobrevoem os céus da Rússia, anualmente, em trânsito para o Afeganistão.
A abertura de novas rotas em território russo permitirá aos EUA poupar até 133 milhões de dólares (95,7 milhões de euros), por ano, em combustível.
Fonte: IOL Diário
Etiquetas: Acordo, animation gif, armamento, arsenais, Barack Obama, Cartoon, Dimitri Medvedev, EUA, nuclear, potências, Rússia, USA