Robots on unemployment
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.
A braços com a pior recessão de sempre, os japoneses já começaram a cortar nas despesas, a começar pelos robôs, adianta o «El País». E, apesar de à primeira vista parecer mais barato manter um trabalhador deste tipo, a verdade é que o custo inicial é bastante maior. «A recessão provocou um atraso de vários anos no sector dos robôs», afirma Tetsuaki Ueda, analista na empresa de investigação Fuyu Keizai.
O colosso de Yaskawa Electric está neste momento com a produção suspensa, muito por culpa da quebra na indústria que ronda os 40%. A Sony, por exemplo, já deixou de fabricar o famoso cão «Aibo» que custava cerca de 2.000 dólares.
Kenyi Hara, analista da Seed Plannig sublinha que muitos dos projectos rebóticos em curso são exagerados e concentram-se demasiado na cópia humana, «daí não ser fácil a sua absorção pelo mercado, já que são um produto muito caro para um orçamento médio», defende.
Fonte: IOL DiárioEtiquetas: animation gif, Cartoon, desemprego, Fuyu Keizai, indústria, Japão, japoneses, recessão, robôs, robots, Sony, trabalhadores, Yaskawa Electric