Artificial human brain
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.
Um cérebro humano artificial poderá ser construído daqui a dez anos. Quem o diz é o cientista sul-africano, Henry Markram, director do Blue Brain Project (BBP), que apresentou a ideia numa conferência académica TED na cidade de Oxford, na Inglaterra, escreve a BBC.
O BPP é um projecto científico internacional que é financiado através do governo suíço e de doações. O objectivo é construir uma simulação computorizada do cérebro de mamíferos.
O cientista já construiu elementos do cérebro de um camundongo, pequeno roedor da família dos murídeos, conhecido por rato-doméstico. A equipa de Markram concentra a investigação especificamente na coluna neocortical, conhecida por neocortex.
Este projecto tem, actualmente, um modelo de software de dezenas de milhares de neurónios, cada um diferente do outro, que ajudou a construir, artificialmente, uma coluna neocortical.
«Supercomputador» com 10 mil processadores
Os dados gerados são colocados junto com alguns algoritmos, uma sequência de instruções para solucionar um problema, num supercomputador.
«É preciso um portátil para fazer todos os cálculos para um neurónio. E por isso são precisos 10 mil portáteis», considerou o cientista. Em vez disso, é usado um supercomputador com 10 mil processadores.
As simulações começaram já a dar pistas aos investigadores acerca do funcionamento do cérebro. «O sistema é estimulado e cria a sua própria representação», explicou Markram.
Esta representação é projectada e, desta feita, é possível compreender como funciona o cérebro humano. O cientista reforçou a importância do projecto para a solução de problemas mentais.
Fonte: IOL DiárioEtiquetas: animation gif, artificial, BPP, brain, Cartoon, cérebro, Ciência, Henry Markram, humano, neurónios, Oxford, simulação, supercomputador