OVER 3 MILLION PEOPLE EXPECTED AT GAY PARADE IN BRAZIL
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.
A Parada Gay de São Paulo, marcada para este domingo, a partir das 12h, espera reunir mais de 3 milhões de pessoas na Avenida Paulista. Em sua 13ª edição, o evento deste ano traz o tema "Sem Homofobia, Mais Cidadania - Pela Isonomia dos Direitos!" e homenageia os 30 anos do movimento GLBT no Brasil reunindo fotos de 45 personalidades históricas que deram algum tipo de contribuição à causa, nas arte, na ciência, na sexologia ou em outras áreas.
Os cartazes terão retratos 3X4, impressos em preto e branco, de pessoas como os intelectuais franceses Simone de Beauvoir e Jean Paul Sartre, o dramaturgo britânico Oscar Wilde, a militante travesti brasileira, Brenda Lee (uma das primeiras a acolher pacientes com HIV no país) e Maria Quitéria que, no início do século XIX, travestiu-se de homem para integrar o exército brasileiro, tornando-se a primeira mulher militar sobre a qual se teve notícia. Além dos cartazes e do colorido, outros 20 trios elétricos devem passar pela Avenida Paulista e Rua da Consolação.
No ano passado, mais de 3 milhões participaram e a cidade espera este ano 400 mil turistas por conta do evento. Segundo estimativa da SPTuris, empresa municipal de turismo, a parada e os outros eventos relacionados - como o Gay Day, a caminhada lésbica e a feira cultural no Vale do Anhangabaú, que antecedem a parada - devem movimentar cerca de R$ 190 milhões na economia da cidade.
Segurança
Neste domingo, mais de mil homens das polícias Civil e Militar devem trabalhar para garantir a segurança no trecho entre o Museu de Artes de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista e a Praça Roosevelt, onde acontece a dispersão. A polícia trabalha principalmente para evitar ações neonazistas.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os policiais estarão espalhados em vias adjacentes do evento e também nas proximidades das estações de trem e do Metrô. ( Confira como chegar de metrô à Parada Gay )
Este ano, a Polícia Militar, em trabalho conjunto com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), terá como outro foco principal a apreensão de bebidas alcoólicas vendidas irregularmente no evento.
Para evitar perdas, furtos e roubos de pertences e documentos, a PM dá as seguintes orientações: não portar carteiras volumosas, bolsas ou mochilas; ter cuidado com equipamentos eletrônicos, celulares e máquinas fotográficas; ter cuidado especial com as crianças; evitar aquisição de produtos vendidos por camelôs, especialmente, bebidas alcoólicas, entre outras.
Ainda assim, caso o frequentador precise registrar um boletim de ocorrência de algum fato com menor grau de complexidade, como furto e perda de documentos, não há necessidade de ir até uma delegacia. Basta acessar o site da SSP na internet e preencher o formulário da Delegacia Eletrônica.
Fonte:
O GloboEtiquetas: animation gif, Brazil, Cartoon, Gay Pride, homofobia, lésbicas, Parada Gay, Parade, São Paulo, travesti