Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
Um pouco por todo o pais festeja-se na sexta-feira o Dia das Bruxas, uma importação da tradição anglo-saxónica do Halloween que em muitos casos é adaptada à realidade portuguesa, refere a Lusa.
A capital da bruxaria em Portugal é, sem dúvida, a aldeia de Vilar de Perdizes, em Montalegre, e sexta-feira à noite o evento é assinalado com um jantar «embruxado», seguido de teatro de rua orquestrado pela companhia Filandorra.
Para terminar a noite, a Associação de Defesa do Património e a Junta de Freguesia de Vilar de Perdizes prepararam uma queimada no centro da aldeia.
Também no norte do país, a aldeia de Cidões, concelho de Vinhais, assinala o Dia das Bruxas como manda a tradição: uma fogueira seguida de um banquete com produtos da terra oferecidos pelos locais.
Mas o sul do país quer também disputar o pódio de capital da bruxaria. Em Loulé, a autarquia organiza uma «Parada do Horror», apostando na dinamização do comércio tradicional, com uma parada de cinco carros alegóricos, que incluem alunos de escolas do concelho.
Na Cerca do Convento, a animação cabe à «Halloween Party» a partir das 23:00 com a actuação do grupo La Plante Mutante. Nessa noite, as crianças vão deitar-se mais tarde já que terão um espaço na Alcaidaria do Castelo denominado «Parque Fantasma», com músicas infantis, insufláveis, concursos de máscaras e pinturas faciais.
Mas nem só de tradição se faz a festa e o tema do Halloween é uma escolha de algumas discotecas que aproveitam a véspera do Dia de Finados, como é o caso da Sardinha Biba, em Braga.
Já no Porto, bruxas, vampiros e monstros vão assombrar as ruas da cidade numa noite que promete aterrorizar vivos e mortos.
Se no passado as pessoas acreditavam que no Halloween, noite das bruxas, as almas dos mortos voltavam aos lugares onde tinham vivido, hoje esta é uma noite de diversão.
O Café das Artes abre as portas a uma noite assombrada pelas 23:00 com oferta de três abóboras consumíveis para quem comprar o bilhete antecipadamente.
No Hot Five os Low Budget Research Kitchen vão dar música de Frank Zappa a todos os que por lá passarem. A entrada é de dez euros com oferta de um Porto Quinta do Crasto.
Smells Like Nirvana Spirit é um tributo aos Nirvana que vai acontecer no Contagiarte.
Garagem @ Halloween é no Porto-Rio. A noite no barco conta com TC (uk), Patmac, Subway e Zé Guilhas, começa pelas 00:00 e a entrada fica por 10 euros.
No Ryan's Irish Bar a festa começa pelas 23 horas com música ao vivo dos Dixie Boys. O consumo obrigatório é de 6 euros. O Rádio Bar conta com uma noite decorada pelo terror com Mr Sexxxy Love e Monsterchic. Já Funk You2 e Bernardo Barra animam o Zoo a partir das 22 horas.
A noite das bruxas serve de palco para a apresentação do novo espaço «Bar do Guerra» que promete música e alguns fantasmas convidados. As abóboras com histórias de Paula Soares decoram o espaço que promete aterrorizar quem por lá passar.
No Muxima a festa fica a cargo do DJ Hugo Leite e a fechar as partidas e diabruras da noite vai haver um sorteio para o melhor mascarado.
Os mitos dizem que esta é a noite em que as bruxas se reúnem, chegando de vassouras numa festa dada pelo diabo.
Pelo Porto os disfarces de bruxas, vampiros, dráculas e outras personagens aterrorizadoras dão vida às montras das lojas para a noite mais terrível do ano.
Mais a sul, perto de Leiria, na localidade de Cavalinhos, as mulheres da aldeia reúnem no 15/o encontro anual onde «homem não entra», deixando marido, filhos e restantes familiares do sexo masculino em asa, para passarem «uma noite de loucura, de pura adrenalina e cheia de jogos tradicionais».
Fonte da notícia: IOL Diário
Etiquetas: almas, bruxas, demónios, espíritos, Halloween, Pão por Deus, tradição