Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
O governo iraquiano anunciou que decidiu vender o iate de luxo que pertenceu ao ex-ditador Saddam Hussein, na sequência da vitória legal que obteve num processo sobre a propriedade da embarcação.
O porta-voz do governo, Ali al-Dabbagh, anunciou num comunicado divulgado hoje que o governo vai vender, nas próximas semanas, o iate, um dos muitos tesouros que pertenceram ao ex-ditador.
O iate de 82 metros, construído em 1981 e avaliado em cerca de 30 milhões de dólares, tem piscinas, uma pista de helicóptero, torneiras de ouro nas casas-de-banho e uma passagem secreta, segundo uma notícia do Sunday Times.
O porta-voz adiantou que a disputa legal entre o Iraque e França, que apreendeu o iate em Janeiro quando a embarcação atracou no porto de Nice, chegou ao fim e que "a decisão do tribunal foi favorável ao Iraque".
Saddam Hussein, cujo regime autoritário de quatro décadas terminou quando os Estados Unidos invadiram o Iraque em Março de 2003 e que foi executado por enforcamento em Dezembro de 2006, era conhecido pelo seu gosto pelo luxo.
Os seus muitos palácios eram muitas vezes integralmente revestidos a mármore, decorados com mobília folheada a ouro e rodeados por sumptuosos jardins.
Mas o Ocean Breeze, inicialmente baptizado "Qadisiyah Saddam", nunca foi usado por Saddam e pouco tempo esteve em águas iraquianas, segundo o advogado que representou o governo iraquiano no processo, Ardavan Amir Aslani.
Com o agravamento da guerra com o Irão (1980-1988), o iate foi retirado para as águas mais seguras do porto saudita de Jeddah, no Mar Vermelho, onde esteve até seguir para o porto mediterrânico de Nice, em finais de 2007.
Fonte da notícia:
Jornal de Notícias Etiquetas: ditador, Iate, Saddam Hussein