Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
Nicolas Sarkozy ameaçou processar a editora K&B pelo lançamento e distribuição de um “kit” que inclui um boneco de vudu feito à imagem do Presidente francês e respectivas agulhas para trespassar a figura do chefe de Estado.
O “kit” traz ainda uma biografia satírica, um manual de instruções sobre a maneira adequada de lançar um “mau olhado” ao Presidente, enquanto se vai espetando o corpo do boneco que tem coladas algumas das suas citações famosas, como o slogan da sua campanha “trabalhar mais para ganhar mais” e “pobre imbecil”, o insulto que Sarkozy largou sobre um cidadão que se recusou a cumprimentá-lo. Na zona púbica pode igualmente ler-se o epíteto “escumalha”, que o Presidente usou para definir os jovens delinquentes responsáveis pelos motins ocorridos em 2005 nos arredores de Paris.
O advogado do Presidente francês, Thierry Herzog, pediu a suspensão imediata da venda do “kit” e indicou à imprensa que Nicolas Sarkozy tem os direitos “exclusivos e absolutos” sobre a sua imagem, “independentemente do seu estatuto e fama”, e que não vai tolerar que o boneco continue à venda.
Para a editora, a reacção de Nicolas Sarkozy foi “totalmente desproporcionada” e recusou-se, até agora, a remover o boneco das lojas, que foi posto à venda a 9 de Outubro.
A editora K&B lançou 20 mil exemplares do “kit”, tendo igualmente produzido um boneco semelhante de Ségolène Royal, a rival socialista de Sarkozy aquando das eleições presidenciais francesas, no ano passado.
Os advogados de Ségolène Royal também já fizeram saber que estão a ponderar levar a cabo medidas legais para pôr fim à venda do boneco, que definem como atentatório da dignidade humana.
Fonte da notícia: Público.pt
Etiquetas: agulhas, boneco, editora, francês, KB, Kit, Nicolas Sarkozy, presidente, voodoo, vudu