Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
A natureza afável de Nicolas Sarkozy incomoda Angela Merkel. De acordo com o jornal suíço Le Matin, a circunspecta chanceler alemã não gosta que lhe toquem e ter-se-á queixado da forma como o presidente francês o faz, quando se encontram.
Estas queixas, segundo a publicação helvética, terão sido feitas à embaixada germânica em Paris, com o objectivo de refrear o espírito «demasiado amigável» do chefe de Estado francês.
Este incómodo não se tratará de qualquer antipatia entre os dois, mas apenas de uma questão cultural. A correspondente na capital francesa do diário alemão Die Tageszeitung, explicou ao Le Matin a razão deste choque. «Tocar-se não faz parte da cultura alemã e ainda menos da cultura do leste alemão», disse Dorothea Hahn ao jornal suíço.
Se culturalmente os alemães não gostam de expressões físicas de afecto em público, o facto de Merkel ser protestante ainda vincará mais esta tendência.
Já para os franceses, tal como para outros povos mediterrânicos, o toque surge como algo natural no decorrer de uma conversa ou de um encontro.
Fonte da notícia:
IOL Diário Etiquetas: Alemanha, Angela Merkel, chanceler, França, Nicolas Sarkozy, presidente