Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
Uma equipa de cientistas japoneses anunciou esta segunda-feira ter descoberto pegadas do lendário Yeti, (ou Abominável Homem das Neves) uma criatura que supostamente vive na região dos Himalaias, entre o Nepal e o Tibete, noticia a agência France Press.
«Medem 20 centímetros de comprimento e parecem-se com as dos humanos», disse à AFP Yoshiteru Takahashi, líder do Projeto Yeti Japão.
Takahashi tinha acabado de regressar com os sete membros de sua equipa, após uma terceira tentativa de encontrar a criatura, que segundo a lenda é metade homem metade macaco.
A equipa esteve 42 dias no cume Dhaulagiri IV, de 7.661 metros de altura, mas não conseguiu filmar a criatura. «Regressaremos logo que pudermos, até filmarmos o yeti», disse Takahashi, com convicção.
Até hoje, ninguém conseguiu uma prova da existência do yeti, embora muitos rumores tenham sido registados.
O registo visual mais famoso até hoje ocorreu com o explorador Anthony Wooldridge em 1986. Ele estava acampado nas montanhas localizadas no norte da Índia quando acreditou ter visto o yeti a alguns metros do acampamento. Segundo ele, o yeti teria ficado imóvel por 45 minutos.
Depois de examinado o local ficou comprovado, no entanto, que a criatura avistada seria apenas uma pedra coberta de neve. Anthony Wooldridge admitiu que se tinha enganado.
Fonte da notícia:
IOL Diário Etiquetas: Abominável, cientistas, criatura, Himalaias, homem, Japão, japoneses, Nepal, Neves, Tibete, yeti