Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
Ser agente secreto em Portugal pode permitir receber um salário de três mil euros por mês. Um valor que era desconhecido e que a Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) agora divulga. Três mil euros por mês é o salário de alguns espiões, no entanto, um aprendiz recebe apenas 758 euros.
O ordenado de um agente secreto no topo de carreira não fica muito longe do vencimento dos directores das secretas, que recebem cerca de 3638 euros. A este valor são acrescidos os diversos subsídios e ajudas de custo.
Ao Correio da Manhã fonte oficial da Presidência do Conselho de Ministros esclarece que «nos últimos 10 anos tem havido perda de competitividade em termos salariais, face ao crescimento do SEF e da PJ». O começo de carreira para um jovem estagiário não fica para além dos 758 euros. A mesma fonte esclareceu ainda que a divulgação destes dados coloca Portugal em desvantagem, uma vez que os congéneres estrangeiros não divulgam esta informação.
Também ao Correio da Manhã, o deputado Nuno Magalhães, do CDS-PP, considerou que os salários são «manifestamente baixos». «É preciso ter em atenção o tipo de tarefas e de responsabilidade das mesmas».
Fonte da notícia:
IOL Diário Etiquetas: Agentes Secretos, aprendiz, Espiões, estagiários, Salário