Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
Um scanner para «ler a mente». Parece tirado de um filme de ficção científica mas é uma realidade que pode chegar em breve, sobretudo aos aeroportos de todo o mundo, já que o sistema poderá ser utilizado por questões de segurança, noticia o 20 minutos.
O Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos estão a testar uma espécie de scanner que examina a cada pessoa a sua temperatura, a sua pulsação ou ritmo de respiração e com o qual, segundo os técnicos, se poderá saber se alguém pretende cometer algum acto criminoso durante um voo.
O sistema foi chamado de MALINTENT e, avaliando as variantes mencionadas, poderá descobrir potenciais terroristas.
A nova tecnologia, ainda em fase de teste, também realiza um micro-scanner facial, sendo possível ler o movimento dos músculos da cara que poderão mostrar qualquer intenção negativa de algum passageiro.
Também não há dúvidas de que o sistema é capaz de reconhecer aqueles que simplesmente possam estar numa situação de stress daqueles que possam ser terroristas.
A privacidade
Nas últimas semanas, o sistema foi testado em 144 voluntários para comprovar a sua eficácia. Aparentemente, estas pessoas passavam por uma porta de controlo de entrada como as que existem nos aeroportos actualmente sem saber que estavam a ser analisados pelo MALINTENT.
O scanner deve sofrer ainda uma série de melhorias, mas a sua utilização também poderá ser aplicada em estádios de futebol ou em qualquer loja. A pergunta que surge com este sistema é clara: se um aparelho lê a mente, viola a privacidade das pessoas?
Fonte da notícia: IOL Diário
Etiquetas: aeroportos, passageiros, Scanner, Segurança, terroristas