} Galeriacores Cartoon Notícias: A vitória de José Sócrates nas próximas legislativas

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

domingo, 17 de agosto de 2008

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


A vitória de José Sócrates nas próximas legislativas

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.

Um estudo com metodologia inédita, em Portugal, garante a vitória do PS nas eleições legislativas de 2009. Segundo as previsões publicadas no semanário Sol, o partido de José Sócrates vai vencer com 38,35 por cento dos votos, sendo muito improvável que consiga atingir a maioria absoluta (erro padrão da previsão de 3,3 por cento).


Estas conclusões foram desenvolvidas por Pedro Magalhães e Luís Aguiar-Conraria, para o Instituto Português de Relações Internacionais e Segurança. Os dois autores utilizaram um modelo econométrico de previsão para efectuarem o estudo. «As sondagens são um instrumento deficiente para fazer previsões eleitorais de médio-longo prazo», defendem.


A primeira premissa do estudo foi determinar se o partido neste momento no poder - o PS - ganharia as próximas eleições. «O PS será o partido mais votado com uma probabilidade de 99 por cento», afirmam os autores ao Sol. Para testar a validades deste resultado, procedeu-se depois a uma «contra-análise», de forma a estimar qual seria a possibilidade de o PS perder as eleições.

A conclusão foi que o PS ganharia as eleições com uma vantagem de 11,34 por cento em relação ao segundo partido mais votado (erro padrão de previsão de 4,9 por cento).


Assim, o PSD teria apenas 27,01 por cento dos votos, o pior resultado de sempre na história do partido. No entanto, este não será o resultado «real» do partido da oposição.

«Independentemente dos erros padrão, damos pouca credibilidade aos nossos resultados sobre a diferença de votação entre o PS e o PSD. O motivo é simples: nas várias experiências que realizámos, os coeficientes estimados revelaram-se muito instáveis», explicaram Luís Aguiar-Conraria e Pedro Magalhães.


Previsões de base social


Ao contrário das sondagens que se regem por estudos de opinião, o modelo econométrico baseou-se em factores como: a previsão de 1 por cento da taxa de crescimento do PIB, entre o terceiro trimestre de 2008 e o final do segundo trimestre de 2009; o facto de não existir conflito entre o Presidente da República e o Primeiro-Ministro; o partido no poder ser o PS e de José Sócrates se recandidatar.


No entanto, o estudo foi terminado antes de Cavaco Silva, presidente da República, ter feito a comunicação ao país sobre o Estatuto Político-Administrativo dos Açores. A possibilidade de conflitos entre Cavaco Silva e o Governo de José Sócrates é um factor decisivo nas previsões para 2009. Segundo os autores, esta é uma questão sensível para os portugueses. «O aspecto do nosso trabalho que mais desconforto nos causa é a forma crua como descrevemos as relações entre o Presidente da República e o Primeiro-Ministro. Sendo uma variável tão relevante, seria bom termos uma medida mais fina do grau de cooperação institucional entre Governo e Presidente», concluíram.

Fonte da notícia: IOL Diário

Etiquetas: , , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer