} Galeriacores Cartoon Notícias: «Priolo», a ave ameaçada dos Açores

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

domingo, 10 de agosto de 2008

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


«Priolo», a ave ameaçada dos Açores

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.

Espécie só pode ser vista numa pequena área da ilha de São Miguel


Mais de mil visitantes já passaram pelo Centro Ambiental do Priolo (CAP), uma valência inaugurada em Dezembro para promover uma ave em vias de extinção, que habita exclusivamente na ilha de São Miguel, nos Açores.

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), que desenvolve desde 2003 o projecto LIFE Priolo com vista à conservação desta espécie e da floresta laurissilva, adianta em comunicado que a barreira dos mil visitantes foi ultrapassada em Julho.

Além dos residentes e turistas o CAP já foi visitada por 300 alunos de escolas da maior ilha açoriana e mais de 100 crianças de diversas instituições de tempos livres (ATL), acrescenta o comunicado.

Localizado na Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro, no Nordeste, o CAP foi criado através da parceria entre a SPEA, secretaria regional do Ambiente e do Mar e direcção regional dos Recursos Florestais.

Além de todo o trabalho de promoção e sensibilização que a SPEA tem desenvolvido, a abertura do centro vai permitir dar continuidade «à luta» pela sobrevivência desta ave ameaçada, uma vez que o projecto LIFE Priolo termina no final do ano.

Existem cerca de 400 priolos

De acordo com o último censo realizado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, existem cerca de 400 priolos, que vivem circunscritos a uma área de seis mil hectares de floresta (Serra da Tronqueira e Pico da Vara), na zona Oriental de São Miguel, já classificada como de protecção especial.

Com um peso médio de 30 gramas e cerca de 16 centímetros de comprimento, o priolo foi considerado durante muitos anos como uma praga dos laranjais e a crescente destruição do seu habitat natural - a floresta de Laurissilva - conduziu-o à classificação de espécie ameaçada.

Em todo o Mundo, esta pequena ave apenas pode ser vista numa pequena área da ilha de São Miguel.

Sensibilizar a população local e os visitantes para a situação desta ave e do seu habitat, oferecer um programa apelativo com actividades ao nível da educação ambiental, lazer, voluntariado e novas oportunidades turísticas são os principais objectivos da nova valência em funcionamento há nove meses.

Além de uma sala de exposições, com painéis informativos interactivos, o centro ambiental dispõe de um pequeno auditório, balcão de recepção e sanitários.

O SPEA informa, ainda, que a 23 de Agosto vai decorrer uma maratona fotográfica na Serra da Tronqueira e está em preparação para o início de Outubro um novo curso para guias turísticos sobre a Zona de Protecção Especial (ZPE) do Pico da Vara/Ribeira do Guilherme e um acção de formação para professores sobre o priolo e o seu habitat.

Fonte da notícia: IOL Diário

Etiquetas: , , , , , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer